Já estamos no meio de janeiro e, para quem tem filhos na escola, já está na hora de deixar todo o material pronto. São tantos itens que não sabemos por onde começar! Como organizar tudo?

Muitas escolas dão a opção de os pais pagarem uma taxa para que a própria escola compre os materiais que serão usados coletivamente. Outras informam a lista e os pais vão às compras. No entanto, existem objetos que são de uso pessoal como mochila, lancheira, cadernos, lápis, estojo, uniforme, escova de dentes (algumas escolas tem a prática de escovar os dentes) entre tantos outros. Sendo assim, é importante que os pais identifiquem com nome (e sobrenome, caso haja coleguinha com o mesmo nome) todos os objetos que forem para a escola.

A identificação é apenas para não perder ou misturar os objetos? Não! Ela tem uma função muito mais importante do que simplesmente identificar o dono e facilitar a vida dos professores (isso é muito importante para que não haja troca de material).

Colocar nome nos objetos faz com que a criança crie responsabilidade e aprenda a cuidar do que é seu.

Vale a pena assentar com seu filho e mostrar todo o material escolar para ele. Explicar que será com esses objetos que ele vai brincar e aprender na escola e, por isso, é preciso cuidar!

Uma forma simples e rápida de identificação, é colocar etiquetas com nome nos objetos. Eu gosto das etiquetas, pois acho super prático, basta colar! Você pode colocar o nome completo do seu filho, turno, período, série… O que achar importante. E, claro, um tema ou imagem que vai deixar a etiqueta super fofa!

No entanto, acho legal ter uma quantidade maior para o caso de alguma estragar, molhar, afinal, elas serão usadas durante todo o ano. Hoje, no mercado, é muito fácil encontrar esses itens resistentes à água, termocolantes (para roupas).

Cabe dizer também que o uniforme ou roupas e toalhas que são levadas para a escola também precisam de identificação. Pode escrever o nome com caneta própria para tecido ou usar etiquetas termocolantes. Tudo é válido!

Os pais podem fazer as próprias etiquetas ou comprar prontas! Tem para todos os gostos e bolsos!

Um detalhe legal é que, no próximo ano, roupas e objetos com etiquetas podem ser reaproveitados. Basta colar uma nova etiqueta no lugar!

Se você ainda não organizou o material do seu filho, corra que ainda dá tempo!

Curta e compartilhe nossas matérias e siga-nos nas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial