Na semana passada, escrevi falando sobre o livro “Criando Meninos”, da Editora Fundamento (clique aqui). Como disse, criar filhos (independente do sexo) não é nada fácil! Mas, para seguirmos o melhor caminho, a informação é algo muito importante. O Canal Infantil tem o cuidado de sempre ouvir profissionais para falar dos mais diversos assuntos do mundo infantil. Além disso, sempre damos dicas de livros interessantes, pois é uma forma muito legal de se adquirir conhecimento.

Como falei de meninos, não posso deixar de falar que eles crescem e se tornam adolescentes. E essa é uma das fases mais difíceis tanto para os filhos quanto para os pais!

Recebi da Editora Fundamento, o livro “ANTES QUE SEJA TARDE – Como proteger nossos filhos das escolhas erradas”, escrito por Celia Lashlie, e achei muito bacana.

A autora é formada em antropologia, mãe de dois filhos já adultos, pesquisadora e defensora de justiça social. Atualmente, trabalha em projetos que têm como finalidade melhorar a vida de crianças em situações de risco e criar condições para que as famílias encontrem as próprias soluções para os desafios que enfrentam.

O que a motivou a escrever esse livro foi o seu trabalho no Projeto Bom Homem. “O projeto, que incentivou discussões entre e dentro de 25 escolas masculinas por toda a Nova Zelândia, visava criar uma definição operacional do que significa ser um bom homem no século 21. O resultado do projeto foi um insight importante da mente dos meninos adolescentes e do que eles sentem nesse período de vida. há algumas sugestões desafiadoras para pais e mães e um pedido para que as mulheres, em particular, repensem o modo como interagem com os homens de seu círculo – seus filhos e maridos – a fim de ver os filhos se tornarem os bons homens que desejam que eles sejam”, (LASHLIE, 2014, pág. 189).

Gostei muito da forma como o livro foi escrito e da divisão dos capítulos. Ele aborda detalhes do mundo masculino e qual a melhor forma dos pais conduzirem os filhos nos momentos de dificuldade. Tem capítulos sobre o que se passa na cabeça de um menino, como acontece a passagem para a adolescência, por que os meninos agem de certas maneiras, quais as principais forças externas que podem levar o seu filho para um caminho que não é legal e muito mais.

A autora aborda de forma bem transparente o uso de drogas, álcool; a prática de esportes, o relacionamento com as garotas. Para isso, ela conversou com vários estudantes sobre os mais diversos tema como: convivência familiar, uso de drogas e álcool, expectativas para o futuro, com as garotas.

Como pais, queremos criar filhos independentes, felizes, que acertem em suas escolhas, tenham caráter e valores, além de serem bem sucedidos em suas vidas!

Os pais precisam entender que são importantes na vida dos filhos! Muitas vezes, seja por trabalharem demais, por cansaço ou por qualquer motivo, os pais não têm tempo (e nem paciência) de conversar e ouvir o que os filhos têm para dizer. Como responsáveis, costumam cobrar muito sem deixar que o filho se expresse. Mas, ouvir não significa intrometer em todas as questões da vida do filho!

Um capítulo que gostei muito foi o “Pare de preparar o lanche dele: o que as mães devem fazer”. Celia ensina, depois de ter acompanhado por anos garotos na prisão, que as mães não devem fazer tudo pelos filhos e querer cuidar de tudo para que dê certo. A princípio, confesso que achei, como mãe, um pouco duro demais ler esse capítulo, mas comecei a observar que ela tem razão. Queremos criar os filhos para que eles sejam cada dia melhores e mais confiantes, no entanto, muitas vezes, acabamos por sufocá-los em tanto amor e preocupação. A autora, conversando com jovens, descobriu o que eles mais esperam de suas mães: que elas relaxem um pouco e os deixem fazer o que eles estão preparados para fazer.

Devemos ficar ao lado dos filhos, mas sem tomar conta da situação. Os meninos querem o apoio dos pais, mas também precisam mostrar que dão conta do recado.

Então, a minha dica de hoje é o livro “ANTES QUE SEJA TARDE – Como proteger nossos filhos das escolhas erradas”, da Editora Fundamento! É impossível dizer aqui tudo o que aprendi com o livro, pois ele é bem completo e gostei muito!

Vale a pena a leitura e reflexão!

A Editora Fundamento é parceira do Blog Canal Infantil.

 

Quer saber mais sobre algum livro? Escreva para: carolina.canalinfantil@gmail.com

 

 

Curta e compartilhe nossas matérias e siga-nos nas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial