Vamos falar sobre medos? Na infância, é muito normal as crianças sentirem medo! Medo do escuro, de fantasmas, de lobo mau, de ficar sozinha, de fazer xixi na cama e por aí vai. Porém, algumas crianças têm vergonha de assumir o medo que sentem. Sendo assim, precisamos trabalhar essas questões e passar segurança para os pequenos.

E para falar sobre medos e vergonha de sentir medo, tenho uma dica muito bacana: o livro “A menina que não tinha medo de nada”, da Editora Imperial Novo Milênio.

Este livro, que faz parte da Coleção Avesso, foi escrito por Tonio Carvalho e ilustrado por Guto Lins. Ele conta a história de uma menina muito valente. Ela sempre dizia que não tinha medo de nada. Enquanto todas as crianças ao seu redor falavam do medo de fantasma, de morcego, de pegar uma doença, de barata; a menina sem medo ria e reafirmava a sua coragem.

Porém, durante uma noite chuvosa, com muito vento, raios e trovões, a pequena garota foi dormir com a certeza de que nada poderia lhe causar medo. Até que ela teve um sonho… Ou seria um pesadelo? E conversou com uma pulga, um vaga-lume, um palhaço… O que será que eles disseram? O que será que a menina fez no sonho? Bom, isso eu não vou contar! Você vai ter que ler o livro aí na sua casa!

Mas posso dizer que o autor consegue mostrar, por meio de uma história simples e divertida, que as crianças podem sim sentir medo e está tudo bem! Não precisamos ser valentes o tempo todo, podemos demonstrar nossas emoções. O medo faz parte do ser humano e não temos que sentir vergonha disso.

Então, deixo aí a dica do livro “A menina que não tinha medo de nada”! Vale muito a pena ler com as crianças!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial