No mundo atual, apesar do grande número de pessoas acima do peso e sedentárias, vem crescendo a preocupação com uma vida mais saudável em todas as idades: adultos, idosos e, principalmente, crianças e adolescentes.

Com a chegada do verão, é muito comum as pessoas começarem uma atividade física. Entre as mais procuradas está a musculação! E, atualmente, cada vez mais cedo os meninos e as meninas vão em busca dessa prática. Mas, afinal, existe uma idade ideal para se começar a praticar a musculação? Pode ou não ser realizada na infância?

Conversamos com o Dr. Carlos Eduardo Reis da Silva (CRMMG 22481), pediatra e Médico do Esporte (Belo Horizonte, MG) para entendermos melhor sobre esse assunto.

Dr. Carlos Eduardo Reis da Silva, pediatra e Médico do Esporte

Segundo o pediatra, “não existe uma idade ideal! Porém, normalmente, pode-se liberar a musculação para os meninos após o estirão da puberdade e para as meninas após a primeira menstruação. Cabe ressaltar que cada situação deve ser analisada individualmente”.

Se o seu filho já está nessa fase e deseja começar a fazer musculação, em primeiro lugar, converse com o pediatra dele! Antes de iniciar a atividade, é muito importante fazer “uma avaliação médica e nutricional”, afirma o Dr. Carlos Eduardo. Jamais deixe seu filho praticar musculação ou qualquer outra atividade física sem orientação médica. Isso é importante para a qualidade do exercício e saúde da criança. E, diga-se de passagem, isso vale para qualquer pessoa (adultos também).

Outra dúvida muito comum dos pais é quantas vezes o filho pode praticar a musculação. Segundo o Dr. Carlos Eduardo, “isso depende muito de cada situação, se a criança é ou não atleta, qual o objetivo que ela busca realizando a atividade etc”.

É fundamental que os pais acompanhem a atividade física dos filhos. Além disso, para que seja realizada de forma saudável, “a supervisão especializada, de um profissional qualificado é indispensável”, ressalta o pediatra.

Infelizmente, é muito comum vermos pré-adolescentes em academias sem qualquer orientação médica. Isso é muito perigoso, papais e mamães! “Realização de exercícios sem supervisão adequada, com técnicas equivocadas e excesso de cargas podem ser muito prejudiciais e estão entre os riscos mais apresentados”, afirma Dr. Carlos Eduardo.

É claro que não existem só riscos na atividade! Pelo contrário, os benefícios são muitos! Como explica Dr. Carlos Eduardo, “os principais são ganho de massa muscular, ganho de força e prevenção de lesões quando bem direcionada a atividade”. Vejam como é importante o acompanhamento profissional!

Como vimos, a musculação pode ser realizada e tem muitos benefícios! Se essa é a atividade que seu filho escolheu, procure os profissionais indicados, uma academia bacana e confiável e deixe-o aproveitar!

Investir em saúde e qualidade de vida é a base para uma vida saudável e mais feliz!

Se você ainda não leu a nossa matéria sobre a importância do esporte na vida da criança, clique aqui!

 

Quer saber mais sobre este assunto? Tem alguma dúvida? Escreva para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com

 

Não se esqueça de curtir e compartilhar nossas matérias e seguir nossas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial