Hoje trago para vocês um texto da Mônica Molha Romero, da Smart Nap Assessoria que fala sobre o sono do bebê. Muitas mães querem saber quando os filhos dormirão de forma tranquila e saudável.

Confiram o que diz a especialista do sono!

Por Mônica Molha Romero

Talvez essa seja a primeira dúvida e expectativa dos pais/familiares que procuram a consultoria do sono, portanto cabe a nós, profissionais, sermos transparentes e realistas.
Iniciar o processo de consultoria sem entender, mensurar e explanar as expectativas dos pais, pode causar grande frustração em ambas partes ou desistência por parte dos contratantes envolvidos.
Quando trata-se seres humanos, na ciência médica, nem medicamentos podem oferecer 100% de precisão e resultados garantidos; nem todos organismos respondem no mesmo tempo e da mesma forma, logo, não podemos definir prazos e datas.
Na ciência, alguns dados podem não ser definitivos.
Quando o assunto é sono muitos fatores extrínsecos e aparentemente “sem sentido” estão envolvidos direta ou indiretamente no processo de dormir (exemplo: tipo de parto, estado emocional da mãe, ambiente apresentado, formação familiar, hábitos dos pais, estrutura dos cômodos, forma de amamentar, se os cuidados com o bebê serão delegados a terceiros, expectativas e frustrações materna, entre outros) e essas influências alteram os resultados esperados, portanto, as crianças podem começar a dormir sozinhas a noite toda com idades distintas.
Não compare seu filho com seu sobrinho ou com vizinho. Já dizia um texto materno, de Rafaela Carvalho veiculado na internet: “a comparação é inimiga da felicidade”.
Existem bebês com 06 meses de idade, que foram acompanhados desde o primeiro dia de vida e que conseguem dormir até 08 horas seguidas, no entanto, o processo da consultoria do sono depende do envolvimento da família, dedicação, repetição, esforço dos envolvidos, confiança mútua entre o profissional e os pais e sinceridade em cada fase do processo.
Durante o processo de consultoria, o bebê pode atravessar um salto de desenvolvimento significativo, crises de cólica, refluxo gastroesofágico, nascimento dos dentes, incômodo com calor ou frio e qualquer outra intercorrência médica.
Não geramos expectativas com data limite, muitas mudanças podem ocorrer no caminho.
Assim como uma criança pode deambular (andar) com 10 meses, outras podem iniciar com até 18 meses. Percebam: seres humanos reagem a estímulos variados, no sono não seria diferente!
Então, não espere que a consultora vá prometer ou adivinhar o dia que seu filho(a) passará a dormir por uma noite inteira. A certeza que temos é que, quanto antes o processo for iniciado, maiores as chances de obtermos resultados satisfatórios a curto e médio prazo.

*Fotografia: PhotoGrid

DORMIR VAI MUITO ALÉM DE FECHAR OS OLHOS…

@smartnapassessoria por Mônica Molha Romero

Consultora materno infantil, enfoque no sono.

Instrutora de Shantala.

Palestrante.

Fisioterapeuta – especialização cardiorespiratória.

Formada em Programação Neurolinguística – PNL.

Mamãe da Chantilly e do Suspiro.

Dúvidas sobre o trabalho de Consultoria?

Entre no IG @smartnapassessoria e acompanhe mais conteúdo.

Contatos: ☎📞 11 984021712, Direct ou via e-mail contato@smartnapassessoria.com.br

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial