Depois que temos filhos, é muito comum a preocupação com o sono das crianças. Mas, e o nosso sono? Como os pais devem dormir? Dormir bem é fundamental para a saúde física e emocional de qualquer pessoa!

No texto de hoje, a Consultora do Sono, Dra. Mônica Molha Romero, explica como funciona o sono dos adultos. Confira e se prepare para uma ótima noite de sono!

 

Por Dra. Mônica Molha Romero

O sono é definido como um estado comportamental reversível, com ausência de percepção e responsividade ao meio ambiente. É um estado complexo que envolve múltiplos processos fisiológicos e comportamentais.

Cuidar e alcançar um bom padrão de sono é sinônimo de saúde!

O sono implica em todo funcionamento do organismo humano, têm funções e papéis específicos no desenvolvimento e maturação do cérebro; Modulação da defesa imunológica; Consolidação da memória e atenção; Conservação de energia; Desintoxicação; Termorregulação; Excreção hormonal, entre tantas outras.

O processo de sono pode ser dividido em dois grandes momentos. Primeiro: a vigília, ou seja, a porção do dia que estamos efetivamente acordados e o segundo: o dormir, ou seja, o momento do dia que passamos dormindo.

O padrão de sono não é regular e fixo. Durante o sono, o corpo enfrenta fases e estágios distintos que se intercalam entre si.

As fases do sono são conhecidas como: REM (R: rapid / E: eye / M: movement) e Não REM (NREM). Por sua vez, na vida adulta, a fase NREM se subdivide em estágios que são denominados N1, N2 e N3.

Adultos saudáveis apresentam aproximadamente 04 ciclos REM – NREM, com duração variável de 90 a 120 minutos no adulto. Os ciclos do bebê duram em média 50 minutos.

Durante o ciclo REM, onde ocorre maior atividade cerebral, podemos observar no indivíduo: ritmo de respiração irregular, intensas conexões nervosas, atonia muscular (relaxamento generalizado dos músculos), não há interação com ambiente externo e concentra-se o período de maior intensidade dos sonhos – a esse fenômeno dos sonhos, damos o nome de conteúdo onírico.

Já quando há transição de ciclo e o cérebro encontra-se na fase NREM, compatível com atividade cerebral lenta, podemos encontrar: diminuição da Pressão Arterial (PA), da Frequência Cardíaca (FC) e Frequência Respiratória (fr), bem como manutenção do tônus muscular, ou seja, o relaxamento não é total, portanto não gera atonia.

As subdivisões que caracterizam os estágios de sono, traduzem a arquitetura do sono de cada indivíduo.

Como? O estágio N1 compreende o momento que o corpo sai do estado de vigília e começa adormecer. No estágio N2, o cérebro já se encontra em sono leve e por fim, o estágio N3 descreve o momento de sono profundo do indivíduo. Sendo assim, saiba que os adultos – em sua maioria, iniciam o sono pela fase NREM.

Em indivíduos normais, o sono NREM e o sono REM alternam-se de forma intercalada ao longo da noite, no entanto, pessoas que tenham problemas de saúde associados, distúrbios do sono, ou estejam sob tratamento medicamentoso, façam uso de entorpecentes, podem alterar significativamente a arquitetura do sono, impactando na redução dos ciclos, inversão dos mesmos e consequentemente em noites ruins.

A fundação nacional de sono dos EUA, recomenda que adultos de 26 a 64 anos durmam entre 07 – 09 horas de sono/noite, mas é importante salientar que cada corpo humano tem seu cronotipo, ou seja, alguns indivíduos sentem-se muito bem com 06 horas de sono por noite, já outros necessitam de 10 horas.

Entenda que dormir bem não significa dormir X ou Y horas, dormir bem significa acordar e ter a sensação de sono reparador, portanto, procure ajuda especializada mesmo que você durma muitas horas por noite e acorde sempre com cefaleia, fadiga, oscilação no humor, irritabilidade, cansaço físico e sonolência diurna.

Dormir bem é envelhecer com saúde. Esse foi o tema da Semana do Sono, que aconteceu em março de 2019.

Vamos juntos cuidar do nosso sono?

Procure suporte especializado e profissionais capacitados! A consultoria do sono pode te guiar nesse processo.

Fontes:  Associação Brasileira de Sono, A fundação nacional de sono dos EUA, Instituto do Sono


Por Mônica Molha Romero @smartnapassessoria

Consultora do Sono Adulto e Infantil

Fisioterapeuta com enfoque em distúrbios do sono e especialista cardiorrespiratória

Palestrante/Docente

Certificada em Programação Neurolinguística

Slogan: Dormir vai muito além de fechar os olhos.

Mamãe da Chantilly e do Suspiro.

contato@smartnapassessoria.com.br

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial