Quando um homem se torna pai, independente do sexo do bebê, tudo muda em sua vida! Apesar de não carregar o bebê em sua barriga, o pai também se vê diante de uma nova situação, de incertezas, medos e preocupações. Um novo mundo começa a surgiu ao seu redor.

Mas e se o bebê for uma menina? Como lidar com um universo até então desconhecido? Pois bem, meu caro papai, saiba que, apesar das diferenças entre meninos e meninas, não é tão difícil como parece!

Ser pai é algo maravilhoso e especial! E ser pai de menina pode ser mágico e encantador, basta você se tornar o “pai perfeito”! Ok, ninguém é perfeito; mas é possível ser o melhor do mundo para a sua filha!

O primeiro passo para tudo dar certo é ser presente sempre (desde a gestação)! Converse com sua filha enquanto ela ainda está na barriga, fale sobre o quanto a ama, cante músicas… E cuide também da mamãe, pois ela precisa muito de amor e carinho, afinal, os hormônios estão todos alterados.

Geralmente, a menina começa a se desenvolver mais rápido do que o menino, ou seja, anda e fala mais cedo, gosta de conversar mais, pergunta mais… É preciso saber estimular e respeitar as diferenças, principalmente se você já tiver um menino em casa. Jamais compare seus filhos! Isso pode ser prejudicial para ambos!

Outra questão fundamental, é sempre respeitar a sua esposa! Lembre-se de que você é o maior exemplo da sua filha e ela precisa ver que você trata a mãe dela com carinho. Isso pode ajudá-la nas relações futuras.

Pai de menina também deve estar preparado para brincar de bonecas, salão de beleza, lacinhos… Precisa também cantar, dançar, aprender a fazer um rabo de cavalo no cabelo da sua filha, saber o nome das bonecas, brincar de casinha…

Se sua filha escolher o ballet como esporte, mesmo que não goste, faça o possível para assistir às apresentações. Sua filha precisa da sua presença! E não é porque ela faz ballet, que não vai gostar de assistir ao futebol com você. Todos os momentos serão aproveitados por pais e filhas!

Pai de menina precisa ser sensível! Culturalmente, meninas choram mais, sentem mais e é importante que você respeite isso. Jamais vire às costas! Esteja aberto para uma conversa, um colo.

Ah, e prepare o coração para quando sua filha começar a crescer! Sabe-se que meninas amadurecem antes dos meninos (em regra) e você precisará controlar o ciúme e entender que sua filhinha cresceu e está se tornando uma linda mulher, cheia de escolhas, vontades, independência. Muita paciência e sabedoria nessa hora! E não se esqueça de que sua filha precisa da sua presença! Converse, ouça o que ela tem para lhe dizer, opine, ensine caminhos, mas sempre respeite as opiniões contrárias. Ser pai não é aceitar e concordar com tudo, mas saber ouvir e ajudar a filha a seguir pelo melhor caminho.

Mas o que mais você precisa saber ao se tornar pai de uma menina é que não há dificuldade que não seja superada com amor! Ame, seja presente e cuide da sua filha! Tenho certeza que ela terá o melhor pai do mundo: você!

E semana que vem darei algumas dicas de livros para pais de meninas! Fique ligado, pois tem muito livro bacana por aí!

Ah, e não deixe de ler a matéria que fiz com o Marcos Piangers, um paizão e tanto de duas meninas!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial