Vamos falar sobre a vontade dos pais? Quando nos tornamos pais, o que não faltam são palpites! Muitos querem opinar sobre o que os pais devem ou não fazer, o que a criança deve ou não comer e por aí vai. Porém, é muito importante que as pessoas entendam que o filho é dos pais! Eles são os responsáveis por cuidar daquela criança e decidir o que ela pode ou não fazer! É claro que muitas opiniões são bem-vindas, mas é preciso, acima de tudo, respeitar a decisão dos pais!

E quando a escolha dos pais é sobre a alimentação dos filhos? Mais uma vez, a decisão deve ser respeitada! Conversei com a Nutricionista Raquel Righi, especialista em APLV e mãe de uma criança alérgica, para alertar às pessoas sobre a importância de sempre perguntar aos pais se você pode ou não oferecer um alimento para a criança.

“É fundamental consultar os pais antes de dar um alimento para a criança. Quem decide o que a criança deve ou não, pode ou não comer são os pais. Independente do que você acha, se é frescura, bobagem, se você comeu sua vida inteira, se a sua mãe te deu e você nunca teve problema algum, não importa. A vontade, o desejo, as escolhas dos pais devem ser respeitadas”, destaca Raquel.

Além disso, existem muitas crianças que são alérgicas e podem sofrer muito ao comer algum alimento impróprio para o seu consumo. “É muito importante perguntar aos pais antes porque, muitas vezes, a criança pode ter uma restrição alimentar, uma alergia alimentar, ou até uma intolerância e aquele alimento vai fazer mal a ela. Ou pode ser que os pais tenham optado por não oferecer determinado alimento para a criança como, por exemplo, criança até um ano não deve tomar suco; até dois anos não deve comer açúcar de forma alguma, nem refrigerante. E não se deve oferecer nem um pedacinho de nada que os pais não desejem que a criança coma. Isso é muito importante, principalmente quando estamos falando de crianças alérgicas. Um pedacinho, um pouquinho pode ser suficiente para desencadear uma reação alérgica. E se essa criança tiver uma reação alérgica do tipo IGE mediada, você pode colocar a vida dela em risco”, alerta a nutricionista.

Outra questão importante, como explica Raquel, “é que quando se dá um alimento sem consultar os pais, se a criança passar mal, você coloca os pais em uma situação muito complicada, pois eles não saberão como lidar com a situação, afinal, não têm real conhecimento do que aconteceu. Então, dar um alimento sem o conhecimento dos pais pode colocar a criança em risco, além de ser uma falta de respeito à escolha da família”.

Mas como os pais podem conversar com a família sobre suas escolhas alimentares para seu filho? Segundo Raquel, “é preciso que os pais sejam transparentes sobre os filhos! Falar sempre com muito carinho, cuidado, respeito ao próximo; mas informar o que eles desejam, o que esperam, como vão conduzir a alimentação do filho ou a introdução alimentar (se ainda bebê), para que as pessoas saibam como lidar com aquela situação. É muito importante que haja transparência, diálogo, principalmente entre a família, para que não haja problemas. A criança sente todo o ambiente em que ela está inserida, ou seja, ela precisa de um ambiente de amor, de carinho, de união, de tranquilidade para que ela desenvolva uma relação adequada com os alimentos de forma geral”, explica Raquel.

E não tenha receio de conversar sobre sua decisão em relação à alimentação do seu filho! Você é quem escolhe! “É responsabilidade dos pais informar às pessoas o que eles esperam e desejam para a alimentação dos filhos. Se a criança tem uma restrição alimentar, por exemplo, cabe aos pais sempre ter algum alimento com eles para evitar que as pessoas ofereçam o que não é da vontade ou da necessidade da criança”, conclui Raquel.

Então, vamos respeitar mais os pais de uma criança! Lembrem-se sempre que toda ajuda é bem-vinda, mas a decisão final é sempre dos pais!

*Raquel Righi é nutricionista (CRN 9476), especialista em APLV, e parceira do Blog Canal Infantil.

Contatos: (31) 99143-9341 / raquelrighireis@gmail.com / @raquelrighinutri

 

 

 

 

 

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial