Muitos pais relatam que os filhos, ao chegarem aos três anos, passam por uma fase bem difícil: com birras, gritos, choros, empurrões e por aí vai. Mas será que os três anos é realmente tão terrível? Será que só os pais sofrem nessa fase? Antes de mais nada, deve-se entender que ao completar três anos, o seu filho já entende muitas coisas, porém, ainda é uma criança! E toda criança demanda (muita) atenção.

Para começar, é preciso dizer que entre dois e três anos a criança está se conhecendo. É nessa fase que ela começa a controlar o seu corpo, seus impulsos e comportamentos. Você consegue imaginar como isso é difícil para um serzinho de apenas três anos? O que será que passa na cabecinha dele?

Essa criança que faz birra, chora, grita, empurra todo mundo, não obedece ninguém, muitas vezes, está apenas chamando a atenção, pois ela ainda não sabe como se comportar diante de certas situações. Além disso, é muito importante que os pais compreendam que, nessa idade, a criança ainda não tem noção de perigo e está muito ativa, ou seja, vai querer sim correr, pular, subir em tudo, jogar tudo no chão… A grande questão é que ela não sabe a hora de parar; isso cabe aos pais determinar.

O que tem acontecido muito é que, com os dias corridos e atarefados, os pais ficam sem tempo para nada, super cansados e esgotados. Sendo assim, acabam por gritar e perder a paciência com os filhos. Sei que não é nada fácil chegar em casa depois de um dia atarefado e encontrar uma criança irritada, fazendo birra e a casa toda bagunçada. Mas é preciso respirar fundo antes de qualquer atitude! Muitas vezes, esperamos da criança aquilo que ela ainda não pode nos dar.

Uma criança não faz birra por nada! Por trás de um mau comportamento sempre há alguma outra questão que deve ser enxergada pelos pais (mesmo em momentos de pânico). Por exemplo, se seu filho já passou da hora de dormir mas quer brincar e chamar sua atenção o tempo todo, com certeza está com sono e não sabe expressar isso; então, o que ele faz? Grita, se joga no chão e desobedece seus comandos. Você precisa enxergar o sono antes de julgá-lo! É você pai, você mãe, que vai saber o que seu filho precisa naquele momento.

E é claro que muitas vezes vamos perder a paciência, gritar, mas temos que tentar ser firmes com amor! Lembre-se sempre de usar a mesma altura de voz tanto para dizer “eu te amo” quanto para chamar a atenção. Ter uma voz firme e imponente não significa gritar com a criança.

Outra questão muito importante é que a criança quer atenção o tempo inteiro e vive apenas o momento presente. Isso significa que ela fará de tudo para você brincar com ela, mesmo que isso signifique gritar ou te desobedecer. Ela não está te testando, apenas pedindo para você olhar para ela e brincar. Sei que é cansativo, mas tire um tempo só para ficar com o seu filho. Ouça o que ele quer te dizer, brinque do que ele quiser, se jogue! É fundamental que ele perceba que você tem tempo para ele!

Nós, pais, temos mania de julgar todas as atitudes das crianças e achar que só acontece com a gente. Nada disso! Na maioria (para não dizer em todas) das casas, as famílias têm dias de paz e dias de terremoto. E é super normal que a criança de três anos esteja mais ativa, teimosa; resista para ir dormir ou para guardar os brinquedos; não queira comer; não queira dividir os seus brinquedos com o amiguinho; faça muitas perguntas…

Mas a minha dica é: seu filho só terá três anos uma única vez! Então, aproveite muito cada instante, mesmo os mais terríveis e intermináveis. E tenha muita paciência e amor! Muitas vezes, a decepção que temos com um filho vem de nossas expectativas. Criamos a ideia do filho “perfeito”, do que ele pode ou não fazer… Mas ninguém é perfeito e cada criança é única! Respeite suas individualidades, personalidade e ame incondicionalmente cada pedacinho do seu filho, do jeitinho que ele é! Todas as fases da vida possuem desafios, mas, com amor e força de vontade podemos enxergar o melhor de cada uma delas!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial