No dia 22 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade. O grande objetivo da data, criada pela ONU, é conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta. Viver bem com o meio ambiente é fundamental para a nossa vida!

E minha dica para falar sobre o clima com as crianças é o livro “Como é seu dia, Pelicano?”, da Editora do Brasil. Achei o livro lindo e muito divertido!

Voltado para o público infantil, “Como é seu dia, Pelicano?” ensina sobre o tempo para as crianças. A obra, que faz parte da COLEÇÃO JANELA, JANELINHA, foi escrita por Bia Villela e “facilita o início ao mundo da literatura, ensinando ao mesmo tempo a entender e a enfrentar, sem medo e de forma divertida, as mudanças climáticas”, afirma a autora.

O clima influencia toda a nossa vida. Muitas vezes, fazemos tudo tão automático, que nem percebemos. Por meio do livro “Como é seu dia, Pelicano?”, Bia consegue mostrar para as crianças essa relação entre a nossa vida e o clima atual.

“Sempre quis fazer um livro que abordasse o assunto tempo/clima. Sol, chuva, vento, frio, calor… É interessante observar, junto com a criança, que as atitudes diárias são influenciadas pelo clima, tais como as roupas escolhidas, a alimentação, as atividades, os passeios e muito mais”, conta Bia.

A personagem principal, um pelicano super fofo, dá o charme do livro. “O pelicano é uma ave divertida e curiosa. Ele tem um bico enorme, vive em bando e consegue voar para lugares muito distantes durante a migração. O pelicano do livro conta para o leitor como ele programa seu dia em função do clima. Sendo uma ave marinha, pude fazer cenas no céu, no mar e na praia”, destaca a autora.

Um detalhe muito bacana é que o livro possui escrita simples e fácil para os pequenos entenderem. Como explica Bia, “é um livro para crianças. A estória em si pode ser lida para crianças bem pequenas. O livro possui um texto enxuto, em letras maiúsculas e imagens gráficas coloridas e simplificadas. Mas, não há uma idade ideal para conhecê-lo. A idade vai variar de acordo com o que se quer trabalhar a partir do que o livro apresenta. Ele aborda vários temas como o dia a dia, o clima, o planejamento, a amizade, a biodiversidade, ambientes terrestres, entre outros”.

Vale muito a pena conhecer esse livro! Além de uma história que agrada as crianças, ajuda na conscientização sobre a biodiversidade. “Somos uma partezinha dentro de um todo, que é tudo. No planeta, no universo. Apesar de podermos interferir, de certo modo, na natureza, somos parte dela, e assim também são os animais, as plantas, o clima, o meio ambiente. E tudo se relaciona. Portanto, esta conscientização deve ser iniciada desde cedo”, ressalta Bia.

Para terminar, Bia Villela deixa uma mensagem para todos os pais: “o respeito ao nosso planeta se inicia com as nossas atitudes. Se a gente compreender o que pode ser melhorado ou evitado para um mundo melhor, isto vai entrar no modo de vida da criança, naturalmente. Acho interessante incentivar a criança a observar a natureza que está ao redor dela, mesmo numa grande cidade: barulho de pássaros, insetos no jardim, as plantas que nascem, os alimentos que comemos. Talvez isso possa ser um modo de não pensarmos que somos únicos”.

É isso aí! Cuidar do mundo que nos cerca é essencial para vivermos bem!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial