A Casa da Poesia no Mundo Assustado fala sobre o convívio familiar

Lançamento da Editora Melhoramentos, da premiada escritora Stella Maris Rezende, retrata as diferenças entre gerações por meio dos poemas

A poesia, quem diria, tem endereço. Na casa dela, tão admirada e visitada por tanta gente, tem afetos, risos, viagens e encontros. O charme é tanto, que lembra o aconchego e a leveza da casa de avó, onde surgem saudades e histórias da família.

O lugar tem até cheiro de pamonha e biscoitos de queijo. Entre silêncios e palavras, pais e filhos, avós e netas, tios e sobrinhos se revelam ora contentes, ora angustiados.

Dizem que os períodos mais difíceis fazem brotar as palavras mais bonitas dos poetas. Pode ter sido assim com A Casa da poesia no mundo assustado, o lançamento da Editora Melhoramentos. 

A autora, Stella Maris Rezende, estreia na Melhoramentos com a obra. Ela, que é uma das mais premiadas escritoras brasileiras da atualidade (ganhou  quatro Prêmios Jabuti, entre tantos outros), faz rima, brinca com as palavras e vai arrematando o texto, página após página, com beleza e delicadeza. 

Na casa da poesia, na perspectiva de Stella Maris, medos e coragens aparecem nas vozes de meninas e meninos. Em cada poema se conectam as gerações: a menina que pergunta se a bisavó já fez “live” e a memória da avó sobre colher fruta do pé.

Há ainda o menino com febre alta. A menina de vestido branco que lê um livro de capa lilás. O pai que tem sobrancelhas de Monteiro Lobato. A avó que conta histórias de assombração. O tio que chora escondido. 

As ilustrações, de Talita Nozomi, remetem a um mundo de sonhos, fiel ao detalhamento da autora, que mostra tantos sentimentos que vêm à tona num período tão único. Mas, como Stella Maris bem define, depois de tudo, “renascemos de rir”.

Sobre a autora

Stella Maris Rezende nasceu em Dores do Indaiá, Minas Gerais. Viveu parte da infância em Belo Horizonte. Mudou-se para Brasília em 1962 e, desde 2007, reside no Rio de Janeiro.

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, é uma das mais premiadas escritoras brasileiras da atualidade: Stella Maris ganhou quatro Prêmios Jabuti, três João-de-Barro, Barco a Vapor, APCA/Associação Paulista de Críticos de Arte, Bienal Nestlé, Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e Hors Concours da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, entre outros. Como professora, Stella Maris desenvolve um consistente trabalho de incentivo à leitura e à escrita por meio da oficina Letras Mágicas.

Escreveu dezenas de livros, entre romances, novelas, contos e poemas, para o público adulto e o infantojuvenil. Trabalha também como ilustradora e atriz. No final dos anos 1970 e início dos 1980, interpretou a Fada Estrelazul, do programa Carrossel, na TV Manchete de Brasília, em que contava histórias, lia trechos de livros e divulgava literatura para crianças e jovens. Hoje em dia encarna a personagem Fada das Palavras em vídeos disponíveis no YouTube.

Sobre a ilustradora

Talita Nozomi é uma artista visual de identidade multicultural. Fez mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão pela Universidade do Porto (2017), e pós-graduação em Design de Tricô pela Académie Royale des Beaux-Arts de Bruxelles (2020).

Desde 2011 tem participado de vários cursos de alguns dos seus ilustradores preferidos, como Odilon Moraes, Katsumi Komagata, Jutta Bauer e Linda Wolfsgruber.

Além disso, fez residências artísticas no ateliê de impressão C.A.P. Studio (Tailândia, 2012) e no centro educacional Moriumius (Japão, 2018), o qual se dedica à divulgação e ao ensino de práticas sustentáveis para crianças e adolescentes.

  Sobre a Editora Melhoramentos 

      A Melhoramentos é um grupo que atua em diferentes segmentos há mais de 130 anos, e se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios.

      A editora Melhoramentos, fundada em 1915, assim como as demais empresas do grupo, tem um legado que atravessa gerações. Acredita em seu papel de estimular mudanças e desafiar. Busca, através da cultura e do entretenimento, levar conhecimento, inspirar as pessoas, e provocar transformações.

Assessoria de Imprensa: Jô Ribes Comunicação

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial