Quem aí gosta de poemas? Eu adoro! E acho muito bacana apresentar livros de poemas para as crianças! Afinal, quanto mais diversificada for a leitura, desde a infância, melhor.

Então quero deixar uma dica muito legal para vocês: o lançamento do livro “ABRAPOEMA”, da escritora Juliana Valverde, que tem ilustrações de Clarice Cajueiro Miranda, Design gráfico de Darkon Vr e publicação da Editora Ozé.

Esse lançamento acontecerá no dia 10 de outubro, às 15 horas, no YouTube  www.youtube.com/circodisoladies. Durante o evento, a autora e a ilustradora conversarão com Augustina, Greice e Úrsula, do Circo Di SóLaides. Vai ser bem divertido! 

 Conforme palavras da própria Juliana, “Abrapoema é um convite sem tempo, um convite a abrir mundos, palavras, versos, imagens, cores… Tudo o que for surgindo no levantar e abaixar das abas (sim, este livro tem abas!), no virar e desvirar das páginas. E sempre na duração da sua relação com cada uma dessas coisas, porque “cada coisa tem seu tempo”. 

O livro é dividido em duas partes: na primeira, “Abrapalavra”, Juliana faz jogos e brincadeiras com palavras, na tentativa de produzir sentidos. Para ela, é “como se os sons e as escritas das palavras desejassem ser uma porta para ir além (delas mesmas)”. Na segunda, “Viraverso”, a autora trabalha sempre com um ou dois versos no verso de cada verso, “vejo esse ‘verso no verso’ concluindo as ideias, porém abrindo os jeitos de ler.” 

 As ilustrações trazem a vontade de “abertura” que vem desde o começo do projeto do livro. O giz de cera foi a escolha de Clarice Cajueiro e visa se aproximar da beleza e da potência do “simples”. Explora o alargamento ou a extrapolação da figuração costumeira, principalmente em livros infantis,  na busca de imanências motivadoras de muitos jeitos de abrir, possibilitando ficar diante de uma mesma imagem desembrulhando sentidos atemporalmente.

Baiana de Salvador, Juliana sempre gostou de ouvir, ler, contar e cantar palavras. Estudou Letras, Música e Literatura.  Com sete anos de idade, foi morar em São Paulo, levando consigo muito afeto, música, imaginação e memórias avoengas – negras, indígenas, espanholas, portuguesas, brasileiras, baianas. “Brinco de ser poeta, cantora, compositora e editora de textos”, diz Juliana.  O “Abrapoema” é seu segundo livro de poemas infantojuvenis. Antes publicou o “Mindinho maior de todos”. Estará lançando no próximo mês também o “Eu, ué!”, livro que acabou de ficar pronto. Todas as publicações infantojuvenis da autora saíram pela ÔZé Editora.

 ABRAPOEMA foi selecionado no Edital do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o incentivo do Programa de Ação Cultural de Produção e Publicação de Obras de Ficção Infantojuvenil, em 2019.  

O Livro já está disponível para compra na lojinha da Editora Ozé,  https://ozeeditora.lojaintegrada.com.br/abrapoema ou pelo site  http://loja.julianavalverde.com.br/

Para Juliana, fazer este livro neste momento, tão difícil, foi como um acalanto, que abrandou um pouco a fragilidade desses dias tão esquisitos. “Espero que toda essa ternura chegue de algum jeito em quem o ABRAPOEMA chegar!”, declara Juliana. 

 

Assessoria de Imprensa: Ilna Cristina

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial