Você sabe o que o seu filho vê na internet? Sabe quais jogos ele gosta? Coloca tempo para ele poder usar as telas? Sei que não é fácil para os pais colocarem limites nos filhos, mas é algo fundamental, principalmente com relação às telas, que tanto mal têm causado na humanidade.

Sabemos que o computador, o celular, a internet vieram para agregar e facilitar a nossa vida em muitas coisas. Porém, o uso desregrado de telas causa malefícios para as crianças (e adultos também) e, alguns, irreversíveis! Então é preciso tomar cuidado!

Quero dar a dica de um livro bem legal da Psicopedagoga Marilda Santos: “Preposição: GPS, emocional”. Luiz estava na escola e , durante a aula de História, enquanto a professora falava, ele dormia. Já imaginou a cena? Pois bem, a professora então o acordou e perguntou se ele havia passado a noite jogando ou gravando vídeo game. Ele respondeu que sim, mas que isso já estava virando um trabalho e ele não podia perder o lançamento do seu influencer favorito.

Foi então que a professora decidiu conversar um pouco sobre o assunto e mostrar a Luiz e aos colegas que muitos aplicativos apenas fazem com que as pessoas repitam os movimentos dos outros, ou seja, as pessoas se copiam, e são poucos os  bons conteúdos.

Mas é claro que Luiz argumentou e tentou mostrar que a geração atual tem a internet como um espaço para falar, julgar e criticar. E, mais do que isso, os jovens (e crianças também) usam as redes para destilar sua raiva e expor seus sentimentos de maneira desmedida.

Porém, a professora sabiamente mostrou ao aluno que as redes são sim importantes, mas quando elas agregam conhecimento. Pode existir jogos? Claro que sim! Mas é preciso ter em mente que essa geração, ao usar as redes para julgar e criticar, acaba por influenciar outras pessoas e, assim, vai se tornando algo ruim.

Não vou contar toda a história, mas posso dizer que é uma reflexão e tanto sobre o uso das redes. E digo mais: que tal aproveitar o assunto e cuidar mais do que o seu filho faz na internet? Que tal tirar um tempinho e conhecer o jogo favorito dele, ou passear com ele pelos sites que ele gosta, ou talvez ter uma conversa sobre os benefícios e malefícios das telas? O que você vai fazer eu não sei, mas faça! Tenho certeza que mudará muitas coisas em sua casa e na vida de vocês!

MARILDA SANTOS

Nasceu em Teresina em 1980. Formou-se em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Projeção em 2008 e, em 2016, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Anhanguera. No mesmo ano, concluiu a Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade SOBE (Faculdade RIO-SONO). Graduanda em Psicologia pela faculdade Mauá, Pós-Graduação Lato Sensu em Psicogerontologia pela Faculdade UNYLEA 2020. Em suas pesquisas, vem se dedicando aos estudos dos distúrbios de aprendizagem, sobretudo os que se manifestam com maior evidência nas áreas de Matemática e Gramática, desenvolvendo um método próprio batizado de ASAS, no qual ensina crianças com dislexia, discalculia, TDAH, DPAC, DDA, TEA, TAG entre outros TGDS. Como Consultora Pedagógica e cientista da aprendizagem, tem se dedicado à pesquisa não somente da infância, mas também da terceira idade em especial aos declínios cognitivos Transtornos Neurocognitivos (TNC). Em 2019, fundou o Núcleo de Pesquisas Pedagógicas ASAS (NPP-ASAS), sediado atualmente no SGAS 910, Centro Clínico Mix Parque Sul, em Brasília.

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