Para comemorar o Dia Mundial da Educação, vamos falar sobre o bilinguismo na infância? Quando e onde começar? Versão online funciona? Vai confundir a língua materna? Confira essas e outras dúvidas através da especialista Julia Paco, do @CamblyKids.

Julia Paco – General Manager

1 – Porque o processo de uma segunda língua é mais natural na infância? As chances de fluência são ampliadas?

O processo de aprendizagem de uma segunda língua é geralmente mais natural na infância porque o cérebro está em pleno e intenso desenvolvimento. Além disso, eles têm flexibilidade mental para ter a fluência de um nativo.

Outro ponto importante é que a criança está mais propensa a imitar os sons e as estruturas da língua que está ouvindo, o que acelera o aprendizado dessa nova língua. Um destaque aqui para a importância de ter contato com falantes nativos da língua – já que ter como referencial falantes nativos vai ser o diferencial para a fluência e pronúncia nativa.

A exposição precoce ao inglês, também ajuda e muito a desenvolver habilidades de compreensão e comunicação que serão úteis ao longo da vida. Além disso, essa aprendizagem precoce de uma segunda língua pode ajudar a desenvolver outras habilidades cognitivas e a melhorar o desempenho acadêmico.

2 – A partir de que idade a criança já está apta a participar das aulas online? 

A partir dos 4 anos. Nessa idade, as crianças já podem começar a se envolver em atividades educacionais online com a supervisão adequada. Uma coisa super importante é ficar atento à metodologia usada durante as aulas. No Cambly Kids, por exemplo, usamos o método de imersão linguística, permitindo que os alunos desenvolvam as mesmas habilidades linguísticas que falantes nativos. Para conseguir isso, nossas aulas criam um ambiente divertido e acolhedor onde os alunos entendem inglês com pouca ou quase nenhuma explicação – sempre guiados por professores nativos especializados no ensino infantil.

3 – No contexto atual, como o inglês no formato digital se insere na rotina de uma criança? Alguns alunos dão conta de algumas atividades extras presenciais (além da escola), como dança, lutas, música… algum momento do dia se torna mais propício, você tem boas dicas para garantir a concentração do aluno na telinha, assimilando o conteúdo ensinado pelo tutor?

  • O ponto número 1 para garantir a assimilação do conteúdo ensinado é respeitar o tempo de tela da criança – todas as nossas aulas têm sempre 30 minutos de duração – o que permite que as crianças façam o uso da tecnologia da melhor maneira possível.
  • Ponto número 2: toda a experiência de aula precisa ser super interativa, garantindo não apenas a concentração da criança, como também deixando o aprendizado do idioma mais lúdico, divertido e gamificado.
  • E ponto número 3: a flexibilidade de horários. Como no Cambly Kids os papais e as mamães podem montar os horários de acordo com a agenda e as características individuais dos seus filhos, é possível escolher o período do dia no qual a criança esteja mais produtiva e disposta para aprender – uma comodidade que ajuda a potencializar o momento do aprendizado dos pequenos.

4 – Quais estímulos são usados para “prender” a atenção do aluno mirim durante as aulas com o tutor nativo? O ensino lúdico? O tempo de aula? 

A experiência de aula no Cambly Kids é super interativa, garantindo não apenas a concentração da criança, como também deixando o aprendizado do idioma mais lúdico e divertido. Usamos materiais interativos em que a criança é convidada a escrever, desenhar na tela do tablet ou computador. Além disso, usamos jogos e música pra manter nossos alunos interessados durante os 30 minutos de aula.

5 – No caso do Cambly Kids, as aulas são ministradas por tutores nativos na língua. Como acontece essa comunicação, com uma criança que está partindo “do zero”, com domínio apenas do português? Existe algum tipo de tradução simultânea?

Aqui no Cambly Kids, nossas aulas são sempre ministradas por professores nativos especializados no ensino infantil, que aplicam a metodologia de imersão e usam ferramentas para garantir que mesmo crianças que nunca tiveram contato com a língua consigam aprender de forma lúdica e intuitiva. Temos vários tutores nativos da língua inglesa que têm o Português como sua segunda língua – o que pode ajudar nos primeiros passos também. Existe também uma ferramenta que permite a tradução simultânea para crianças que já saibam escrever.

6 – Como inserir o bilinguismo no cotidiano do aluno? Por exemplo, na rotina diária?

Inserir o bilinguismo no cotidiano da criança é uma ótima maneira de fortalecer e desenvolver conteúdos aprendidos nas aulas. Algumas das nossas sugestões de como o inglês pode e deve fazer parte da rotina diária das crianças:

  1. Aumente o contato da criança com falantes nativos. Aqui no Cambly Kids, por exemplo, todos os nossos professores são nativos da língua inglesa e podem ajudar a fazer esse contato diário de maneira fácil e prática – tudo com apenas um clique.
  2. Leia também histórias em voz alta para a criança em inglês, a familiarizando com a pronúncia e o vocabulário da língua inglesa.
  3. Se possível crie eventos para prática diária com a criança em inglês na sua casa. Um exemplo é cozinhar com a criança falando os nomes dos ingredientes em inglês.
  4. Assista com a criança a desenhos animados em inglês. Essa prática vai ajudar a aprender novas palavras e a melhorar e muito o listening no idioma.

Enfim, tudo que permita a criança a conviver com o idioma de maneira natural vai ajudar a inserir o bilinguismo na rotina diária.

Assessoria de Comunicação: Marcela Magalhães

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial