Neste mês de férias, quero dar várias dicas de livros tanto para os pequenos quanto para os papais e mamães. Acho muito importante tirarmos um tempinho para ler, para buscar conhecimento e também para distrair e relaxar!

Terminei de ler um livro sensacional, da Editora Fundamento! Na verdade, um dos melhores que li nos últimos meses e que me fez pensar muito em como posso ajudar o meu filho a seguir os seus talentos! Escrito pelo psicólogo clínico e terapeuta de famílias Andrew Fuller, “Seu Filho é Genial – Como revelar os TALENTOS NATURAIS de seus filhos” é um livro para nos ajudar (pais e mães) a cuidar e estimular melhor os nossos filhos.

Como sabemos, cada criança é única e especial! Cada uma tem seus dons, seus talentos, suas limitações, suas dificuldades… Mas todas são geniais! Basta que descubram a sua curiosidade, suas habilidades… Mas para isso é preciso que as crianças sejam estimuladas ao longo da infância.

Todo bebê nasce curioso e genial! Mas se não criar métodos para desenvolver suas habilidades, logo ele vai se esquecendo de sua criatividade, de seus talentos… E nós, pais e mães, temos o dever de cuidar para que isso não aconteça! Nós somos os primeiros e mais importantes mestres dos nossos filhos! “As pessoas com mais poder para evidenciar a genialidade de uma criança são aquelas que brincam com ela, passam mais tempo a seu lado e mais a amam – os pais”, afirma o autor.

Depois que me tornei mãe, sempre tive o cuidado de brincar muito com o Matheus! Sim, brincar! Pois é por meio das brincadeiras que estimulamos e ajudamos no desenvolvimento das crianças. No livro “Seu Filho é Genial”, o autor nos leva em uma viagem por dentro do cérebro infantil e nos mostra que todas as crianças podem ser incríveis! Sim, todas! É preciso apenas de paciência, estímulo e prepará-las para se tornarem pessoas interessadas em saber mais e capazes de aprender.

Infelizmente, no mundo atual, todos querem filhos dentro de um padrão! Temos tempo para tudo: andar, falar, tirar fralda, entrar na escola, ler, escrever, etc. Mas será que existe um ser humano igual ao outro? A resposta é não! Somos todos diferentes e é isso que nos faz ser especiais! No entanto, o condicionamento social nos faz querer filhos que se encaixem em um padrão determinado. E é esse o grande problema! Buscar igualar as crianças é fazer com que elas abandonem a sua genialidade, as suas habilidades!

Precisamos aceitar os nossos filhos e suas diferenças! Aceitar, incentivar e proporcionar diversas experiências para que eles possam descobrir seus talentos e aflorar a imaginação! Não podemos mais podar nossas crianças, querer que elas façam tudo igualzinho, como máquinas! Não! Elas são diferentes! Não há nada de errado nisso!

O livro é bem objetivo e dinâmico! Um dos detalhes que mais gostei é que ele conta com várias dicas de brincadeiras, divididas por idade, para testarmos com as crianças. Além disso, o autor ensina como identificar a inteligência da criança, estimular o raciocínio, melhorar a concentração, tomar decisões, planejar, criar, organizar e muito mais. Tudo isso por meio de atividades simples que podemos fazer com nossos filhos!

Eu amei o livro e já tenho colocado em prática muitas dicas dadas pelo autor! Vale muito a pena a leitura!

O AUTOR

Andrew Fuller é um psicólogo clínico e terapeuta de famílias, membro dos Departamentos de Psiquiatria e de Desenvolvimento Educacional e de Aprendizado da Universidade de Melbourne. É embaixador da iniciativa Mind Matters, que tem como objetivo melhorar a saúde mental de adolescentes no ensino médio, e da fundação Lion’s Drug Awareness, que promove ações de conscientização e prevenção do abuso de álcool e drogas. Como psicólogo, Andrew desenvolve trabalhos em escolas e comunidades, tanto na Austrália, onde mora, quanto internacionalmente, visando ao bem-estar e saúde mental de adolescentes e suas famílias.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial