Para começar o mês de agosto, nada melhor do que falar de amor! Li um lançamento muito bacana, da Editora do Brasil, que traz o amor em suas linhas. Escrito por Rogério Andrade Barbosa, “Contos de Amor dos Cinco Continentes” é um livro infanto-juvenil lindo e cheio de história.

 

Rogério é professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau, África. Com mais de 90 livros publicados, já recebeu prêmios como o da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Ori. Recebeu ainda reconhecimentos como menção no catálogo White Ravens (Biblioteca Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Munique) e o selo Altamente Recomendável (FNLIJ). Conversei com o autor para saber um pouco mais desse trabalho incrível que aborda o amor nos cinco continentes.

“Meu editor (Gil), sabendo que sou um viajante, foi quem  me sugeriu um livro com contos dos cinco continentes. E, por coincidência, os dois primeiros que eu mais gostei e selecionei para reescrever, após uma intensa pesquisa, foram dois contos de amor. Daí a ideia de fazer o livro com apenas contos de amor”.

O autor buscou contos folclóricos de cada povo e os apresentou de uma maneira clássica e cheia de emoção. As histórias passam nos territórios atuais da Austrália, Burkina Faso, Tailândia, Suécia e Estados Unidos, e mostram a força e o poder do amor entre os casais, que buscam superar qualquer tipo de obstáculo para ficarem juntos. “Os contos foram escolhidos através de minhas pesquisas e da infinidade de livros que adquiri em minhas viagens pelos cinco continentes”, explica Rogério.

Um detalhe muito legal do livro é que Rogério consegue mostrar que o amor é universal e igual em qualquer lugar do mundo! “Contos de Amor dos Cinco Continentes” é para ser lido por crianças, jovens, adultos… Não há limite de idade! É simplesmente um livro com gostinho de quero mais!

Outro ponto que achei fantástico é que para cada história, foi escolhido um ilustrador do continente ou país do qual o conto é originado. O livro ainda conta com um ilustrador brasileiro. São eles: Maurício Negro, Daniel Gray-Barnett, Setor Fiadzigbey, Suntur, Brooke Smart e Elisabet Ericson.

Por meio da leitura vivenciamos outras culturas, conhecemos outros povos, outras histórias. Como destaca Rogério, “o livro, a meu ver,  é como um tapete voador que nos leva pra lugares distantes e misteriosos. Daí o meu fascínio, desde menino, pelo maravilhoso mundo da leitura”.

“Os livros são como filhos. Gosto de todos os meus títulos. Mas, na verdade, o meu preferido é aquele que eu esteja escrevendo no momento. O melhor prêmio, acredito, é o reconhecimento e o carinho que meus leitores me dão”, ressalta Rogério.

Precisamos estimular sempre a leitura, em qualquer parte do mundo! Rogério conta que, “no continente africano, apesar de sua rica literatura oral, o acesso aos livros, em muitas regiões, ainda é precário. Portanto, os programas de incentivo à leitura estão num processo de construção. A grande diferença que eu notei (com o Brasil) foi a força de vontade de aprender de meus alunos, da sua disciplina e do respeito ao professor. No caso, nós éramos os mais velhos, e na África, os mais velhos são extremamente respeitados, pois, de acordo com a tradição,  eles viveram mais e têm mais coisas para ensinar”. Que lição!

Por isso, papais e mamães, como eu sempre digo: contem histórias para os seus filhos. E não apenas histórias de livros, mas a sua história de vida. A criança precisa saber sobre os seus antepassados, de onde veio. Leia para o seu filho!

carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial