Um assunto que muito preocupa os pais e está sempre na mídia é o abuso sexual. Infelizmente, vivemos dias sombrios e de muita tristeza! Como seria maravilhoso se nenhuma criança fosse abusada, maltratada… Precisamos combater esse mal e estar sempre atentos aos sinais dados pelos nossos filhos. Não podemos jamais ignorar o que as crianças falam, mesmo que, muitas vezes, não usem palavras!

E para falar sobre esse assunto, trago hoje um livro da Editora InVerso que é voltado tanto para profissionais quanto para as famílias: “Peraí! Tá estranho esse carinho”. Escrito por Aline Pozzolo Batista e Cristina Maria Weber, ambas psicólogas da Polícia Civil de Santa Catarina e atuantes em casos de abuso sexual, e ilustrado por Micaela Ferreira, o livro conta a história de Joaquina, uma menina feliz, cheia de amor e muito sorridente. Ela adorava estar com a família e com seu tio João. Ah, o João era aquele tio que brincava; dava presentes, doces, atenção… E também muitos abraços, beijos, colo… Opa! Tem algo estranho aí!

Enquanto brincava com Joaquina, Tio João fazia carinhos em tom de segredo e aproveitava sempre quando estava sozinho com a garota. Mas Joaquina, mesmo gostando do tio, sentia algo estranho, pois ele tocava em suas partes íntimas, aquelas que ficavam sempre guardadinhas.

E para piorar e confundir ainda mais a garota, tio João fazia tudo isso dizendo elogios… Então, Joaquina não entendia bem. Ela não gostava, sentia-se muito mal, mas não conseguia fugir. Com o passar dos dias, foram aparecendo a raiva, a tristeza, o choro… Uma vontade de gritar, de bater… Mas ela só conseguia desejar quer tudo terminasse.

Porém, após ser abusada, sua vida não era mais a mesma! Joaquina crescia com marcas e sentimentos que só lhe faziam mal… E esse mal lhe acompanhava pela casa, pela escola… por todo lugar!

Até que um dia, ela descobriu o que era abuso sexual e como proceder nesses casos. Descobriu também, que a criança nunca é culpada diante dessa situação. Foi então que sua vida começou a mudar… O final da história, deixo para vocês lerem lá no livro “Peraí! Tá estranho esse carinho”.

Posso dizer que é um livro importantíssimo para ser trabalhado com as crianças, principalmente aquelas que sofreram ou sofrem algum tipo de abuso. Por meio de um livro, muitas vezes, conseguimos mudar a vida das pessoas! E uma criança que está sofrendo, precisa de amor, de apoio, de orientação.

Vamos ajudar as nossas crianças!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial