Começou um novo ano! Como é bom renovar a esperança, a energia… Como é bom fazer planos e criar metas… Temos disposição para muitas coisas, não é mesmo? E se você é pai ou mãe, que tal acrescentar na sua listinha ter mais tempo para o seu filho?

Está bem, eu sei que não é tão simples! Você trabalha, tem que cuidar da casa, muitos afazeres e responsabilidades, ao final do dia já está cansado… A rotina de muitas famílias não é nada fácil! O trabalho, muitas vezes, é tudo o que pais podem fazer para oferecerem uma vida melhor aos filhos. Saem de casa cedo e só voltam ao anoitecer. Não há nada de errado nisso! Mas será que realmente não conseguimos encontrar meios de estar mais com as crianças e atender às suas necessidades?

Quero hoje falar sobre a importância da atenção parental. Terminei de ler um livro muito legal da Editora Sinopsys: “Josefino e o uso da rotina na busca de afeto e atenção parental”. Escrito pela Psicóloga Clínica, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Ellen Senra, o livro conta a história de Josefino, um garoto que não gostava de tomar banho.

Josefino era um menino muito carinhoso que passava o dia com sua avó. Seus pais, para criá-lo, precisavam trabalhar o dia todo. Na hora de tomar banho, mesmo com todo o cuidado da avó, Josefino fugia e não aceitava fazer a sua higiene. Dizia que ia esperar os pais chegarem em casa.

Os dias foram passando e, com a falta do banho, começou a surgir um cheirinho nada agradável! E os pais de Josefino, quando o encontravam à noite, diziam: “Josefino, você está fedentino”. Ele ria e corria para o banho!

Na escola também começaram a falar do cheiro de Josefino. Todos estavam preocupados! A professora, inclusive, tentou conversar com ele sobre os hábitos de higiene; mas ele apenas fazia que entendia sem nada mudar em sua rotina.

Mas o que está acontecendo com Josefino? Não terá algo por trás dessa simples atitude de não querer tomar banho? Afinal, ninguém gosta de se sentir sujo e um banho quentinho é muito gostoso!

É aqui que entra a importância de estarmos atentos às atitudes dos nossos filhos! O que muitas vezes parece uma simples manha ou brincadeira, pode ter algo bem mais sério escondido. Josefino não gostava de estar sujo, pelo contrário, ele amava banho. Mas queria a companhia dos pais. E ficar sujo fazia com que seus pais lhe dessem atenção.

Pensando nisso, a avó do garoto teve uma conversa com a mamãe e mostrou que Josefino acreditava que a única forma de ter um tempo com os pais era estando sujo, para que eles pudessem chamá-lo de fedentino. Ele tinha isso como um carinho!

A história do livro “Josefino e o uso da rotina na busca de afeto e atenção parental” é longa e não vou contar tudo aqui! Além disso, o que acontece com Josefino é muito comum em várias casas. Indico a leitura para todos os pais e profissionais que trabalham com crianças.

Ao final do livro, a autora dá dicas para a construção de um relacionamento muito mais feliz entre pais e filhos. E mais, ela ensina como transformar os hábitos diários em momentos divertidos e alegres!

Que tal começar o ano mudando sua relação em família? Feliz 2020!

E para quem quer conhecer outros livros da Editora Sinopsys, vale a pena conferir estas matérias do Canal Infantil:

À FLOR DA PELE

ENCOPRESE

NINA E A ESTRELA DE AMIGOS-BICO

BENTO O MENINO BIRRENTO

DANDARA E VOVÓ CENIRA

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial