Quando pesquisamos sobre a vida dos personagens marcantes da história do Brasil, muitas vezes focamos apenas no legado deixado por eles. Mas nos esquecemos de algo muito importante: todos eles foram crianças um dia, e a sua história vai muito além.

E hoje quero contar um pouquinho sobre um livro maravilhoso, da Saberes e Letras (Editora Paulinas), que nos apresenta a infância de Lampião e Maria Bonita: A menina, o menino e o fio do tempo”.

Bem antes de se tornarem ícones do sertão nordestino, Lampião e Maria Bonita eram apenas Virgulino e Maria de Déa. Ele nasceu em Pernambuco e ela, na Bahia. Criados em lugares e épocas diferentes, ambos aproveitaram muito a infância.

Virgulino, quando nasceu, foi recebido com festa e ganhou um boizinho chamado Trovão. Durante a infância, ele pastoreava cabras, inventava esconderijos nas matas, nadava feito peixe e gostava muito de admirar as nuvens que dançavam no céu.

Mas também tinha que trabalhar: Virgulino ajudava a colher e a pilar o milho, o que lhe rendeu calos e marcas nas mãos. As mesmas mãos que usava para empinava papagaios e rodar pião.

E assim, ele foi crescendo e desbravando o mundo… até um dia encontrar Maria de Déa.

Ela era encantadora! Adorava correr descalça pelo terreiro, tomar banho de chuva, pular corda, brincar de casinha, cabra-cega e esconde-esconde. Nas matas, enquanto brincava, Maria queria libertar todos os pássaros das armadilhas.

Ela também sabia tecer fios, inventar pontos e sempre estava costurando roupinhas para as bonecas. Bordando, Maria esquecia do tempo… E, assim, ia colorindo de sonhos o pensamento.

A infância de Virgulino e Maria de Déa foi marcada por muitas brincadeiras, danças… Uma vida simples, mas cheia de sonhos e encantos. Depois de adultos, encontraram-se e viveram um grande amor!

Não vou contar mais… Mas posso dizer que o livro, escrito por Lenice Gomes e Claudia Lins, é lindo e nos retrata a infância de Lampião e Maria Bonita de forma doce e poética. Vale muito a pena a leitura! Além disso, as belas ilustrações da Ddaniela Aguilar nos permitem viajar pela história.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial