Sabe aquele livro que é para o público infantil, mas que faz o adulto refletir, e muito, sobre a vida? Pois bem, é sobre um livro assim que quero falar hoje: “Vida em Marte”, da Pequena Zahar.

Contando a história de um astronauta que vai em busca de vida no planeta Marte, o escritor e ilustrador Jon Agee consegue trabalhar uma série de metáforas sobre a vida humana, entre elas a falta de percepção do homem aos detalhes que estão ao seu redor. Muitas vezes, tudo o que precisamos está muito próximo de nós, mas não olhamos com atenção…

“Vida em Marte” é um livro lúdico, com um história fofa e cheia de humor! Vale muito a pena. Confiram!

O escritor e ilustrador norte-americano Jon Agee é conhecido por suas histórias que aliam simplicidade narrativa a mensagens delicadas sobre a condição humana, com todas as suas fragilidades e contradições. Após o sucesso do premiado O muro no meio do livro, publicado no
Brasil pela Pequena Zahar em 2019 (Prêmio FNLIJ 2020 na categoria Melhor Tradução Infantil), o autor volta a habitar as livrarias e estantes brasileiras com Vida em Marte.

Servindo-se do estilo bem humorado que o consagrou como um dos artistas mais sagazes da literatura infantil, Agee constrói uma trama repleta de metáforas, na qual a verdade calculada de um cientista se opõe à imprevisibilidade da vida – mesmo em um planeta distante onde parece não haver nenhuma. Aqui, o protagonista é um jovem astronauta que desembarca em Marte com uma missão: encontrar vida. Dirigindo-se diretamente ao leitor, ele se mostra determinado a completar sua tarefa o mais rápido possível, e não parece admitir que algo fuja do planejado. Como bom cientista, ele calcula tudo: entregaria um presente para o habitante marciano como sinal de amizade, e tudo daria certo. No entanto, assim como o personagem principal de O muro no meio do livro, o astronauta também se distrai com seus próprios pensamentos, deixando de perceber os detalhes do mundo ao redor.

Depois de muito caminhar sem se dar conta de que está cercado pelo marciano que tanto procurava, ele chega à conclusão de que a única forma de vida no planeta vermelho é uma flor que vê brotar do chão, e resolve voltar à Terra, convicto de sua descoberta. Porém, um fator surpresa fará o personagem perceber finalmente que aquilo que buscava sempre esteve bem debaixo do seu nariz. Só então ele se dá conta de que até mesmo a maior descoberta da
astronomia pode ser um engano se não estivermos verdadeiramente presentes naquilo que fazemos.

Indicado para leitores a partir dos três anos, Vida em Marte oferece múltiplas possibilidades de leitura, ao trabalhar com a subjetividade que surge da interação entre o texto verbal e a linguagem visual. No livro, são as imagens que colocam o leitor na posição de saber mais do que o próprio personagem, o que confere humor e muitas camadas de significação à história

SINOPSE
Um jovem astronauta tem certeza de que é possível encontrar vida em Marte e, para provar sua teoria, parte destemidamente em uma missão solitária. Ao chegar lá, equipado com um pacote de cupcakes de presente, não vê nada além de um planeta quase estéril. Finalmente, ele avista uma única flor e a embala para levá-la de volta à Terra. Mas, após decolar com sua nave a caminho de casa — que surpresa! –, alguém comeu todos os seus cupcakes. Os leitores vão se divertir acompanhando esta expedição junto com o marciano que esteve ali o tempo todo sem ser notado pelo distraído astronauta.

SOBRE O AUTOR
Jon Agee é um autor e ilustrador americano muito querido e popular em seu país. Dedicado aos livros infantis, já publicou mais de duas dezenas deles, e seu trabalho é reconhecido e admirado em várias partes do mundo.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial