Semana quase chegando ao fim e vamos falar de coisa boa? Leitura! Sempre falo sobre a importância da leitura na infância. Acho fundamental os pais cultivarem esse hábito nas crianças, afinal, ler é sonhar acordado! Por meio dos livros, podemos viajar, brincar, aprender…

E para falar sobre esse tema, conversei com a Anna Carolina de O. Neto de Carvalho, idealizadora do projeto Leve Adiante. Ela é formada em Comunicação Social – jornalismo – e pós-graduada em Comunicação Empresarial, tendo atuado por dez anos, aproximadamente, com redação, edição e endomarketing. Hoje, dedica-se integralmente ao projeto, de forma muito experimental, mas sempre buscando se aperfeiçoar por meio de cursos relacionados: Literatura, Leitura e Infância, com Fábio Monteiro (editora Mercado de Livros); Pedagogia Lúdica (no Portal Educação); Coletivo de Criação Literária (na Casa Tombada); Escrever para Crianças, com Silvana Tavano (no Lugar de Ler); Ocupação Literária: diálogos sobre infância, livros e literatura (no Centro Cultural de São Paulo).

Anna Carolina

Confiram a entrevista e conheçam esse projeto tão especial!

CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura na infância?

ANNA CAROLINA – Para mim, a leitura na infância é como segurar na mão de uma criança e levá-la para um parquinho, onde ela vai brincar, ela vai ter contato com outras infâncias além da dela, vai poder compreender (ou ao menos sentir) como se dão as relações, as emoções e os valores… ou seja, para mim é uma maneira lúdica, leve e agradável de colocar as crianças em contato com coisas simples e complexas da vida, a cada página lida de uma nova (ou velha) história.

CANAL INFANTIL – Como surgiu o Projeto Leve Adiante?

ANNA CAROLINA – Quando pequena, e começo da adolescência, eu sempre tive uma relação muito próxima com livros… vivia em bibliotecas e lendo pelos cantos da casa. Além de ter crescido rodeada de livros (não infantojuvenis) porque meu pai, mais do que leitor, era um colecionador de romances e enciclopédias. Também, quando pequena (uns 9, 10 anos) eu escrevi um livrinho infantil em folhas de sulfite (até ilustrei, risos)… o livro se perdeu pelas várias mudanças de casas (risos), e acho que ali, nessa minha infância, entre livros e uma história escrita, ficou uma parte de mim mal resolvida. Chegou a juventude, a fase adulta, e essa minha relação com os livros mudou muito. Quase não lia mais. Mas não deixava de comprar os livros de jornalismo literário, minha matéria preferida na faculdade!

Então, me tornei mãe. E a chegada de um filho nos transforma. Acaba levando a gente para um caminho de propósito e senso de utilidade maior. Eu e meu marido começamos a mediar a leitura com nossa filha Júlia quando ela tinha mais ou menos 4 anos. E então, veio um despertar! A leitura nos une. Reforça nossos laços. Traz leveza para o fim de um dia exaustivo. Faz minha filha rir e ter encantamento pelas coisas! É nesse lugar que eu quero estar (de novo!). Desse despertar, então, nasceu o leve.adiante_literatura, um projeto inspirado na minha filha e nas nossas relações leitora/ouvinte, mãe/filha e, por que não, naquela Carol criança que resgatou sonhos da infância? Risos. Para registrar essa relação e esse desejo de estar nesse lugar, criei a página para compartilhar, como tantas outras lindas páginas, os livros infantojuvenis que a gente gosta, que vale a pena ser levado adiante.
Em meio a essa ideia, foi chegando de mansinho em meu coração outra ideia: criar o selo “leve adiante ~ criança autora”, que também nasceu das experiências literárias que ia tendo com minha filha (um poema, uma frase escrita aqui, outra ali… até chegar nos papeis de caderno que ela mesma colou e escreveu sua primeira história). Fui levada para aquele meu passado, e não quis que mais uma história se perdesse por ai, então, resolvi publicar o livro dela, de forma independente e experimental. Foi uma experiência muito, muito boa.
Dois anos depois disso, entre trabalhar fora, sair do trabalho, virar freelancer e dona de casa quase que integralmente, e a pandemia, o selo se fortaleceu, e hoje atua com mais consistência, com curadoria e divulgação de livros escritos por crianças, consultoria a famílias que desejam publicar livros de suas crianças, parcerias com editoras e ilustradores para viabilizar de forma mais acessível a publicação de livros escritos por crianças, inserção do selo em publicações mirins (via projeto independente ou via editora) e projetos que incentivam a criação literária mirim, como a ação promovida na Semana Mundial do Brincar, em maio, quando convidei as crianças a criarem um livro artesanal e, agora, a Flimirim, em que, dentre uma programação que vai promover o tempo todo o contato com a literatura, também vai incentivar a criação de um livro escrito de forma coletiva entre crianças convidadas.
Resumindo, o leve.adiante_literatura é um guarda-chuva que abraça várias iniciativas voltadas à literatura infantojuvenil:
– compartilhar livros que amamos;
– autoria de histórias infantis;
– revisão de histórias infantojuvenis;
– #criançaautora (que é tudo o que citei neste último parágrafo).

CANAL INFANTIL – E como surgiu a ideia do nome Leve Adiante?

ANNA CAROLINA – Pensando em qual nome daria ao projeto, e, sabendo que um dos objetivos dele era compartilhar literatura, estava dentro do ônibus passando por uma ponte, indo trabalhar, vi um grafite escrito LEVE. Fiquei olhando, olhando, e me deu uma luz: leve, de levar, e leve, de leveza: leve adiante a literatura.

Observar e contemplar qualquer coisa também pode inspirar algo.

CANAL INFANTIL – Qual o principal objetivo do Projeto?

ANNA CAROLINA – Falando de forma abrangente (o guarda-chuva que citei acima) é bem a descrição que está hoje no perfil da página: “levar adiante olhares sobre a vida, por meio da literatura infantil e juvenil”. É um desejo particular mesmo de dizer que, estar nesse lugar da literatura infantojuvenil é legal, prazeroso, faz bem, dá leveza pra vida!

Falando do selo, especificamente, o objetivo é o incentivo! Proporcionar à criança aquilo que ela sonha e deseja ser e fazer, agora! Dar asas à sua criatividade e àquilo que ela tem vontade de compartilhar com o mundo, por meio da literatura, que é do lugar que estamos falando. Eu acredito que é desse contato que preservamos uma sociedade mais humana, criativa, com aquele desejo de sempre querer mudar o mundo, transformar as coisas, com todo o repertório que ela vai adquirindo a partir das histórias que lê e cria.

CANAL INFANTIL – Você acredita que por meio dos livros é possível mudar o mundo?

ANNA CAROLINA – Sim. Acho que a última fala da resposta anterior comprova isso. Também, foi de uma inquietação de querer sair de uma “inércia”, que criei o leve.adiante. Acho que “sair dessa inércia”, na verdade, representava pra mim querer mudar o mundo de alguma forma (risos). Mas, no caso do leve.adiante_literatura, ainda tenho muito a fazer. Hoje, eu ainda estou só no Instagram. Existem lugares e crianças que não têm acesso a livros, não sabem o que um livro, uma história, uma escrita, podem impulsioná-la a conhecer coisas novas e a sentir sede de prosperidade.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem especial para os papais e mamães do Canal Infantil.

ANNA CAROLINA – Antes de ser adulto, você já foi uma criança. Escute-a de vez em quando, ela ainda está aí! Isso ajuda a escutar os nossos filhos e entender suas necessidades também. Ah, e na hora da leitura com os filhos, não tenha vergonha de ler com entonação! Imitar a voz do monstro, da princesa, da vovozinha, do gatinho e até do dragão, torna tudo mais divertido

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial