É chegada a hora do desfralde… Muitos pais ficam de cabelo em pé só de pensar em como será tirar a fralda dos filhos. Mas esse é um momento muito especial e que deve ser tratado com paciência, conversa e muito amor; sempre respeitando a hora de cada criança.

E para conversar sobre o desfralde com seu filho, nada melhor do que um livro, não é mesmo? Eu sempre uso livros para abordar diversas questões aqui em casa e dá muito certo! Terminei de ler o livro “Xicaré contra o monstro do vaso”, da Cepe Editora e adorei! Achei um livro muito divertido, didático e que, com certeza, vai ajudar muitas crianças na hora do desfralde.

Vou contar um pouquinho da história para vocês e deixar uma entrevista muito especial que fiz com a Marcela Pandolfi, autora do livro. Ela é pediatra há 15 anos e nefrologista pediátrica desde 2008, com título de especialista de Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e em Nefrologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Mãe de Bernardo 8 anos e de Artur, 7 anos (que escreveu o livro com ela).

Marcela e Artur Pandolfi

Xicaré é um jacarezinho muito fofo que morre de medo do mostro que mora no vaso sanitário. No dia do seu aniversário, ele estava todo feliz com sua festa, mas, de repente, ouviu uma das convidadas perguntando para a mamãe Xica quando ele iria parar de usar fraldas, pois já estava grandinho. Ele ficou muito triste, pois a fralda o incomodava, mas ele não sabia como ficar livre dela, afinal, como usar o vaso se tem um monstro lá?

Foi então que algo mágico aconteceu: Xicaré foi dormir todo sem graça, mas teve um sonho que mudaria tudo… Ele sonhou que tinha ido para a escola sem fralda e deu vontade de ir ao banheiro. Ele saiu correndo e, ao chegar lá, deu de cara com um monstro horrível. O que fazer? Xicaré estava aflito, mas recordou das palavras da vovó: “Para ser corajoso, você tem que enfrentar o que te dá medo”! Será que ele conseguiu usar o vaso? Será que o monstro foi embora e Xicaré parou de usar fraldas? Só lendo o livro para saber.

Ah, as ilustrações, feitas por Deirdre Holanda, dão um charme a mais na história do Xicaré!

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever o livro “Xicaré contra o monstro do vaso” e como ele pode ajudar os pais na hora do desfralde?

MARCELA PANDOLFI – O projeto da turma do Xicaré nasceu em 2020 com o propósito de levar afeto e ludicidade ao mundo das doenças renais na infância. Logo, o tema do desfralde e xixi na cama foi se tornando uma demanda recorrente em meu consultório. Um desfralde precoce ou forçado pode ter consequências sérias para a criança como intestino preso, infecções urinárias e até consequência psicológica para a criança, por isso esse processo com carinho e paciência é tão importante.

O livro veio em seguida e nasceu do coração de uma mãe e pediatra que nunca pensou em um dia escrever um livro, mas que é apaixonada pelo universo infantil. Com o livro, nasce também a possibilidade do Xicaré chegar a mais famílias levando leveza, respeito e carinho ao processo de desfralde das crianças. O livro “Xicaré contra o Monstro do Vaso” se enquadra dentro de um universo muito importante de um marco do desenvolvimento infantil: o desfralde. Muitas crianças passam por esse processo de forma leve e intuitiva, mas outras apresentam dificuldades e, uma das sugestões é justamente o apoio emocional dos pais e a indicação de uma literatura infantil sobre o tema.

Artur, meu filho mais novo foi um grande incentivador do Xicaré e estava terminando seu desfralde noturno quando começamos esse projeto. Ele ficou encantado com os personagens e se divertiu muito com os vídeos e brincadeiras que criamos.  O desejo de escrever um livro infantil brotou naturalmente e assim que comecei a escrever, Artur chegou junto e mostrou que queria participar ativamente, o que, de fato, aconteceu. Alguns trechos do livro, a descrição do monstro e muito do que aprendi com ele e com o meu filho mais velho, Bernardo, estão refletidos no livro. Dizem que quando nasce um filho, nasce uma mãe. Eu digo que eu também renasci como Médica Pediatra e com o Xicaré eu estou tendo a oportunidade de me conectar com o universo da literatura infantil.

CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária indicada?

MARCELA PANDOLFI – Acredito que o livro está indicado para crianças de 1 ano até os 6 anos.

CANAL INFANTIL – Como foi escrever um livro com o seu filho?

MARCELA PANDOLFI – Escrever meu primeiro livro com a participação do meu filho foi uma grande honra pela qual serei eternamente grata. Foi um momento de muita interação. Ele abriu as portas do mundo dele para que entrasse e me divertisse. Combinamos o enredo, ele descrevia algumas situações e assim as palavras foram sendo colocadas no papel. O que algumas pessoas não sabem é que Artur teve um desfralde noturno mais trabalhoso e isso o deixava extremamente frustrado e triste. Com o livro ele acabou ressignificando o que ele viveu e transformou em alegria. Apesar de ainda não gostar de falar abertamente sobre esse assunto, ele entendeu que o livro pode ajudar outras crianças a não ficarem tristes com os dias molhados.

CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura desde a infância?

MARCELA PANDOLFI – Ler ajuda nossos filhos no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A leitura em família permite momentos de afeto, carinho e de muito aprendizado para crianças e adultos. Falando mais especificamente sobre o desfralde, o lúdico e a literatura infantil são importantes nesse processo, porque introduzem com naturalidade o assunto, encorajando crianças e famílias a superarem todos os medos e desafios dessa fase.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

MARCELA PANDOLFI – Que o Xicaré leve encantamento e alegria para as famílias como trouxe para a minha. E que quando a criança iniciar o processo do desfralde, pais e cuidadores nunca se esqueçam de três palavrinhas: paciência, amor e acolhimento.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial