Neste ano tão difícil que estamos vivendo, devido à pandemia, o setor de Educação do Grupo Companhia das Letras desenvolveu um projeto muito bacana com jovens de todo o Brasil: Olimpíadas Sapientia. E no dia 10 de dezembro, a partir das 18 horas, será a grande final!

Lázaro Ramos e Djamila Ribeiro apresentam, ao vivo,  a final da Olímpiada Sapientia.  E Jeferson Tenório compõe júri que vai escolher um entre cinco projetos finalistas da Olimpíada que envolveu 10 mil alunos de todo o Brasil, ao longo de 2020.

Sapientia, Olimpíada do Futuro, chega ao final da edição de 2020. Nesse ano, com tantas dificuldades causadas pelo isolamento social, efeitos da quarentena que vivemos, a Sapientia  recebeu cerca de 10 mil alunos inscritos, promoveu muitas atividades, estimulou o trabalho e resultou em muito aprendizado dos participantes, desde março, tudo online.

Para a grande final chegaram 21 equipes que desenvolveram belos projetos para fazer do mundo um lugar melhor. Esses projetos passaram por diferentes etapas de planejamento, desenvolvimento e prototipagem. Os concorrentes elaboraram planos de negócios, sites próprios, projeções financeiras, táticas e estratégicas, vídeos inspiradores e muito mais.

Para conhecer os projetos, veja https://olimpiadadofuturo.com.br/projetos-finalistas-2020

Sobre a Sapientia

A  Olimpíada do Futuro está na segunda edição e surgiu diante da urgência de transformação do mundo em um lugar mais livre, justo e solidário. Baseada na Agenda 2030 da ONU – que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta –, a  Sapientia pretende contribuir para essa mudança que possa garantir a todos um futuro mais seguro, sustentável e cidadão. As ideias que farão esta transformação só poderiam vir das novas gerações, tão cheias de ideias, objetivos, engajamento e idealismo.  A Sapientia foi desenvolvida em uma parceria do Instituto Vertere e o Companhia na Educação, setor do Grupo Companhia das Letras voltado para a educação.

A apresentação dos finalistas que concorrem ao troféu Sapientia é o momento em que cada equipe defende seus projetos  para um júri heterogêneo, composto por profissionais da educação, da administração pública, do mercado privado e do terceiro setor.

O evento será transmitido no dia 10 de dezembro, a partir das 18h, pelo Canal LetrinhaZ e contará com a apresentação da filósofa, escritora e feminista, Djamila Ribeiro e do ator e escritor, Lázaro Ramos que vão dar voz a esses projetos tão cativantes, que partiram do idealismo e agora estão prestes a ganhar o mundo.

OS CINCO FINALISTAS DA ÚLTIMA FASE

Embaqma, de  Rio Pomba, MG

LabDrive, de  São José dos Campos, SP

Nutrinim, de Natal, RN

Solaris, de Sobral, CE

TechSignal, de Salvador, BA

JÚRI DA FINAL 

André Abram – é consultor e lidera o escritório da Egon Zehnder do Brasil, focado na busca de executivos e desenvolvimento de talentos seniores em serviços financeiros. Anteriormente, André foi consultor da McKinsey & Company, e fez um MBA na Kellog School of Management. Além de seus clientes, ele apoia instituições e projetos que buscam criar impacto no país.

Daulins Emilio – Diretor na Bertelsmann Brazil Investments (BBI), um dos mais importantes investidores em educação no mundo, e líder do Centro Corporativo da Bertelsmann no Brasil. Em 2012, se juntou à Bertelsmann como responsável pela estratégia de novos negócios no Brasil e pela prospecção de oportunidades em educação. Antes disso, trabalhou em diferentes consultorias como Boston Consulting Group, McKinsey e Arthur Andersen. Emilio é Engenheiro Mecânico formado pela UNICAMP, fez mestrado em economia pela USP e tem um Ph.D em economia pela Universidade Boston.

Haroldo da Gama Torres – Empreendedor, economista e demógrafo, com doutorado em ciências sociais. Prestou serviço para mais de 300 organizações em áreas como educação, inteligência de mercado, microcrédito, avaliação de impacto, saúde e habilitação. Foi cofundador de diferentes empresas e apoia e investe em negócios com impacto social positivo.

Jeferson Tenório – Nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de Estela sem Deus (2018). O avesso na pele é sua estreia na Companhia das Letras.

Júlia Drezza – Gestora de novas parcerias da JABRASIL, a 7ª maior ONG do mundo com foco em educação. De 2015 a 2020 foi gestora de sustentabilidade da Mais Fácil, a administradora de cartões de crédito responsável pelo lançamento em Paraisópolis do primeiro cartão comunidade do Brasil e pelo desenvolvimento de projetos voltados para consumo consciente, educação financeira entre outros temas relacionados às demandas locais. Julia é formada em Comunicação Social pela PUC-SP, se especializou em na FGV em sustentabilidade e atualmente estuda sociologia na FESP.

Assessoria de Imprensa: Companhia das Letras

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial