Como é a leitura na sua casa? Seu filho gosta de ler? Você escolhe os livros por tema? Na entrevista de hoje, conversei com a Seleste Michels, que é Dra. em Letras pela UFRGS, mãe da Teodora (6 anos) e curadora de livros ilustrados. Ela falou sobre a importância da leitura e contou um pouco sobre o seu projeto de curadoria literária.

Confiram e se encantem ainda mais pelos livros!

CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura na infância?

SELESTE MICHELS – Os benefícios da leitura são tantos que eu costumo dividir em 3 grupos.

1- cognitivos: são os primeiros que pensamos: aumento do vocabulário, da atenção, concentração, capacidade de contar histórias e relacionar acontecimentos. Esses benefícios envolvem até o aumento do QI e alguns estudos relacionam a leitura na infância inclusive com a renda futura desses pequenos.

2 – afetivos: capacidade de nomear sentimentos – entender o que sentimos é inteligência emocional. O exercício de nos colocar no lugar do outro também melhora muito nossa capacidade afetiva.

3 – sociais: entender as rotinas, o funcionamento da sociedade e das famílias também é uma habilidade muito desenvolvida através da leitura compartilhada.

Por fim, a Sociedade brasileira de pediatria diz que ler com bebês faz bem à saúde da família.

Eu acredito que as famílias ainda não notaram o tamanho da importância da leitura compartilhada (do ler com quem ainda não sabe ler) na formação do vínculo e no desenvolvimento de todas essas competências, mas já notamos um movimento nesse sentido.

CANAL INFANTIL – Você acredita que os livros podem ajudar os pais a trabalharem certos temas com a criança?

SELESTE MICHELS – Sim, eu acredito na biblioterapia, ou seja, eu acho que usar livros para ajudar as crianças a entender certas situações é muito benéfico. Óbvio que nenhum livro precisa ter obrigação de ensinar ou tratar nada. Livros também não são pílulas, mas os exercícios emocionais que só a leitura proporciona (viver outras experiências “na pele” de outro indivíduo) ajudam a nos entender melhor e o autoconhecimento é a chave para muitas curas.

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de realizar uma curadoria literária?

SELESTE MICHELS – A curadoria nasceu da minha necessidade pessoal. Eu queria muito compartilhar com a minha filha meu gosto pela leitura, mas não tinha ideia de como começar. Na gestação da Teo, comecei minhas pesquisas e vi que não é fácil ter uma biblioteca em casa que forme leitores. Fiz várias experiências e construí a curadoria com base no que eu queria ter quando comecei a biblioteca da Teo.

CANAL INFANTIL – E como participar da curadoria?

SELESTE MICHELS – Desde setembro, eu ofereço pacotes de indicações exclusivas, baseadas nos gostos e necessidades de cada família. Basta me chamar no Instagram ou pelo WhatsApp que eu envio o questionário que é nossa conversa inicial para definir o melhor pacote para a família.

CANAL INFANTIL – Como os pais podem escolher livros para os filhos?

SELESTE MICHELS – Se o livro não é bom para você, não é bom para o seu filho. O mercado de livros ilustrados tem obras de qualidade literária fantástica, não se deixe seduzir pelas luzinhas, texturas e pop-ups. Elas não formam leitores, boas histórias, sim.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais. 

SELESTE MICHELS – Fuja das desculpas e comece a ler agora. Três ou quatro livros bons podem ser suficientes por um tempo, não é preciso muito investimento nem de tempo, nem de dinheiro. Vinte minutos por dia vão aproximar você do seu filho como poucas outras experiências e com muitos “ganhos colaterais”.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial