No próximo dia 20, o grupo Mães Antenadas, de Juiz de Fora (Minas Gerais) fará a última palestra do ano, com o tema: Disciplina Positiva. Esse é um dos assuntos mais comentados atualmente.

Para abordar o tema, a convidada é a Fabiana Nogueira Neves, idealizadora do Mater Sapiens (Centro de Instrução e Prática em Disciplina Positiva). Fabiana é mãe de três meninos, Educadora certificada em Disciplina Positiva para Pais e Professores, Casais e Primeira Infância, Comunicadora Social e Orientadora Parental. É filiada à Positive Discipline Association e à Associação Brasileira de Disciplina Positiva, da qual é membro fundadora e parte do Conselho de Administração e Financeiro. Co-tradutora da 7ª edição do Manual de Educação Parental e do Manual e Playbook de Disciplina Positiva para Relacionamentos.

O Mater Sapiens ainda conta com Janaína Braga Bennea, mãe de dois meninos (um pré-adolescente e outro adolescente). É Educadora de Pais em Disciplina Positiva (PDA), Pedagoga, com Educação continuada em Neurociência e Leitura, Processos Psicológicos Básicos, Neuroeducação e Primeira Infância, Neurociências e Aprendizagem. E também com Januária Archanjo, mão de três. Ela é Educadora de Pais e Professores em Disciplina Positiva, Pedagoga com especialização em Pedagogia Waldorf e Coach de Pais e Mães. É filiada à Positive Discipline Association e à Associação Brasileira de Disciplina Positiva.

Confiram a entrevista feita com a Fabiana Nogueira Neves.

CANAL INFANTIL: O QUE É DISCIPLINA POSITIVA?

FABIANA: A disciplina positiva é uma abordagem de educação focada no desenvolvimento de habilidades de vida e emocionais nas crianças e adolescentes, com base no respeito mútuo e na gentileza com firmeza. São desenvolvidas estratégias que funcionam a longo prazo e que fazem com que os nossos jovens e crianças se sintam membros contribuintes do universo em que eles estão inseridos.

CANAL INFANTIL: QUAIS OS BENEFÍCIOS?

FABIANA: Para os pais é ter uma maior consciência sobre como as crianças funcionam; como o comportamento delas se manifestam; por que se manifestam, às vezes, com aparência de um comportamento inadequado. Os pais passam a entender as emoções da criança, a maneira como ela se desenvolve, qual o comportamento esperado para a idade, o que pode ser feito para ajudar a criança e para direcionar esse comportamento para um poder positivo e o que está provocando dor e sofrimento na criança.

Um dos pilares da disciplina positiva é entender que os erros são oportunidades de aprendizagem. Os pais entenderem que os erros que cometem com os filhos são uma oportunidade para aprenderem algo diferente é um grande alívio. É importante saber que não precisamos ser perfeitos para podermos educar os filhos de maneira amorosa, positiva e com aprendizado constante. Eu aprendi que a busca pela perfeição provoca o contrário do que eu gostaria para os meus filhos. E isso não significa que eu não me importe com os meus erros, lógico que eu me importo, que fico chateada. A diferença é que eu consigo pensar no que eu posso fazer diferente na próxima vez; como eu posso me recuperar desse erro com meus filhos; fazê-los entender que eu sou uma pessoa que comete erros e que isso não faz de mim uma pessoa ruim. Eu aprendi a lidar com os meus erros.

O maior benefício da disciplina positiva para os pais é melhorar a relação com os filhos e com todos ao redor. A partir do momento que começamos a praticar, lidamos com os erros como uma oportunidade de aprender, de melhorar nossas relações com o outro.

Já para as crianças, existem vários benefícios também. Os pais começam a modelar o ser humano que querem ajudar a construir. Passamos a ter crianças que aprendem a se colocar, a argumentar, a falar das suas emoções, a terem escolhas. Tudo isso é resultado de investimento, paciência, repetição, afina não aprendemos uma habilidade com apenas uma vez que praticamos (isso vale tanto para os pais quanto para as crianças).

A disciplina positiva é uma abordagem de educação que vem romper com os paradigmas de punição e permissividade, pois exige dos pais um compromisso com a mudança, em primeiro lugar, deles mesmos e depois dos filhos. É um movimento de dentro para fora. Ao mudarmos, geramos um impacto nas nossas crianças.

CANAL INFANTIL: POR QUE É UM MÉTODO EFICIENTE?

FABIANA: Hoje existem várias abordagens de disciplina e educação focadas na não-violência, na mudança do paradigma permissividade/punição para um paradigma mais respeitoso. A disciplina positiva trouxe, para mim, uma abordagem consistente e fundamentada baseada em princípios sólidos, em estudos de pessoas que resolveram medir o impacto disso tudo. Ela está ancorada em várias outras ciências correlatas. A disciplina positiva foi criada pela Dra. Jane Nelsen, no final dos anos 70, baseada na psicologia do indivíduo, dos psicólogos Alfred Adler e Rudolf Dreikus. Ela foi desenvolvida pela Dra. Jane ao longo dos anos 80, e “bebeu” de várias fontes como neurociência, ciências do comportamento, todas as informações e bases que ela precisa para desenvolver estratégias que ajudem os pais a assimilarem os princípios. Temos uma série de caminhos para se aplicar a disciplina positiva. Todos fundamentados em princípios. Por isso, a importância de não só se estudar, como também participar de workshop, palestras, vídeo-aulas, vivências, porque é uma abordagem essencialmente experimental. É preciso viver para entender. Caso contrário, nenhuma abordagem vai funcionar. Se a gente não tiver plena compreensão e compromisso do que queremos atingir, dificilmente conseguiremos. A disciplina positiva é um método bastante eficiente porque não é para os outros, mas para mim. Está em meu poder fazer. Eu não dependo da criança para a disciplina positiva funcionar, mas de mim, do meu compromisso para que eu possa trabalhar com a minha criança e aguardar dela a resposta que ela é capaz de oferecer. E se essa resposta não for a que eu espero, eu posso olhar para a criança e buscar uma outra forma de conexão. Nunca, jamais desistir e rotular a criança ou a dizer que essa forma de abordagem não funciona para você, sem antes dedicar um tempo para viver isso.

CANAL INFANTIL: A DISCIPLINA POSITIVA TRABALHA COM LIMITES?

FABIANA: Sim, mas de maneira respeitosa e gentil. Uma educação sem limites é uma educação ou permissiva ou negligente, e nenhuma das duas formas condizem com a abordagem da disciplina positiva. A diferença é que na disciplina positiva temos uma liberdade com ordem! O fato de estabelecermos limites claros para as crianças, não impede que elas manifestem o seu poder pessoal e seu senso de participação. Por exemplo: se meu filho precisa dormir naquele horário; a gente já brincou, já jantou, só falta colocar o pijama para poder dormir. Em uma educação permissiva, vou deixa-lo colocar o pijama a hora que ele quiser, escolher o pijama que quiser. Não vou me importar se ele vai ou não vai dormir e com qual pijama. Já na educação autoritária, vou escolher o pijama e mandá-lo colocar aquele, pronto e acabou. Quando estou em um modelo de educação firme e gentil, eu posso dizer para o meu filho: “é hora de colocar o pijama, você quer fazer isso antes ou depois de escovar os dentes”? “Você quer usar o pijama azul ou o vermelho”? “Você quer apostar quem veste primeiro”? A criança pode até discordar, não gostar, mas os limites serão colocados de maneira firme e também gentil, para que ela possa exercer uma escolha dentro de parâmetros e regras que você define, pois se trata de uma criança que precisa dessas margens para se movimentar com tranquilidade. E os pais precisam entender que o filho é um ser que tem vontades e alguma liberdade de se manifestar. O limite com gentileza e firmeza respeita a liberdade da criança e dá ordem para a manifestação dos desejos de liberdade.

CANAL INFANTIL: O QUE FAZER DIANTE DE UM COMPORTAMENTO INADEQUADO?

FABIANA: Em primeiro lugar, olhar para você, pai ou mãe. O que esse comportamento provoca em você; naquele momento, você tem condição de intervir no comportamento para ajudar a criança ou o adolescente? Pois, uma intervenção que vai humilhar, diminuir, criticarou agredir a criança, não vai construir aquilo que queremos. Primeiro temos que nos regular para depois olhar para a nossa criança como alguém que precisa de ajuda, do nosso equilíbrio, da intervenção amorosa e nunca da nossa agressão. Se seu filho está em um mau comportamento, pare, respire, observe-se e pense antes de agir.

CANAL INFANTIL: DICA PARA OS PAIS NA HORA DE EDUCAR OS FILHOS

FABIANA: O mais importante é que os pais cuidem das relações com as crianças, com os filhos! Os nossos comportamentos passam; o que fica é a relação que construímos. Todos os desafios, as coisas que parecem que não terão fim, vão passar um dia. Veja o que ficou entre você e seus pais: as relações construídas e que foram cultivadas por eles a vida toda. Amor é um cultivo diário, não é um sentimento gratuito só pelo fato da relação pai e filho. Intervir, direcionar e cuidar dos nossos relacionamentos faz parte dessa construção de relação. Mas eu entendo que não pode ser a única coisa, não pode estar acima da nossa capacidade de expressar o nosso amor incondicional a cada momento. É um cuidado que precisamos ter, principalmente, quando não estamos bem, não estamos em equilíbrio; cuidado com o que vamos dizer e fazer. Precisamos compreender que nossas crianças são extremamente carinhosas, generosas e estão prontas a nos perdoar pelos nossos erros. Elas têm muita fé na gente, acreditam muito no nosso amor incondicional, e somos os únicos responsáveis por manter essa crença acessa.

EVENTO MÃES ANTENADAS

DIA: 20/11/18

HORÁRIO: 19h às 22h

LOCAL: Casa da Esquina (Rua Carlos Chagas, 8, São Mateus – Juiz de Fora)

INVESTIMENTO: R$120,00 (casal) / R$70,00 (individual)

INFORMAÇÕES: (32) 98899-6602

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