Como falei em matéria anterior, gostei muito dos livros da Lak Lobato, que retratam a vida de uma garotinha que, da noite para o dia, parou de ouvir! Até conseguir, após 22 anos de surdez, voltar a ouvir, por meio do implante coclear. Realmente, emociona e nos faz refletir sobre as nossas diferenças.

Para completar, Lak Lobato lançou o “Escute como um surdo”, um livro totalmente inclusivo e prático. Ele é um guia, com vários exercícios, para que pessoa com surdez pré ou pós-lingual possa expandir seu cérebro para os sons que virá a escutar. E mais, o livro contém exercícios que nos ajuda a tornar a vida muito mais prazerosa com os sons do dia a dia.

Apesar de ser voltado para quem está aprendendo ou reaprendendo a ouvir, o livro é muito interessante para todas as pessoas. Ao ler, pude me colocar no lugar de alguém que não escuta e sentir um pouco do que é ouvir!

Além disso, fiquei pensando em como deixamos de escutar! Sim, foi isso mesmo que eu disse! Muitas vezes, com a correria do dia a dia, abrimos nossos ouvidos apenas para o que achamos ser importante, ou seja, o telefone que toca, a mensagem que chega, a buzina do carro ao lado, o filho que chama, a panela que está fervendo no fogo… Mas nos esquecemos de ouvir os sons ao nosso redor! Quantas vezes, por exemplo, não escutamos os pássaros que cantam enquanto fazemos uma caminhada? E quantas vezes estamos tão apressados no trânsito que não ouvimos alguém nos chamar? E o respirar de um filho enquanto dorme? Todos esses são sons que deixamos de ouvir ao longo da vida!

Pressa, correria, falta de tempo… É só isso que sabemos dizer! E nós vamos nos esquecendo de valorizar nossa audição e os belos sons vão ficando de lado! Mas para quem perdeu a audição e tem a chance de ouvir novamente, tudo muda! Um simples barulhinho se torna algo grandioso! Isso é maravilhoso!

Para mim, este livro foi muito importante, pois me fez abrir os meus ouvidos! Fez com que eu valorizasse muito mais os meus sentidos e entendesse um pouco do que é não ouvir!

Acho que todos nós devemos tentar viver uma experiência por meio do olhar do outro. E “Escute como um surdo” faz exatamente isso!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial