Vamos falar sobre educação? Você já parou para pensar sobre o que o seu filho aprende na escola? Sabemos que os hábitos e os valores aprendidos na infância têm alta probabilidade de serem mantidos também durante a vida adulta. Por isso, a escola precisa trazer, além das matérias básicas de estudo, assuntos que permitam formar um adulto consciente e preparado para o futuro.
Meio ambiente, sustentabilidade, educação financeira, mercado de trabalho, cidadania, são alguns temas que devem ser refletidos e abordados nas escolas e nas famílias para que, no futuro, tenhamos cidadãos mais solidários, mais humanos, mais preparados para a vida seja ela social, profissional ou pessoal.
É preciso, desde cedo, criar um projeto de vida para as crianças! E por falar nisso, quero apresentar o “Projeto de Vida e Cidadania” idealizado pela editora e produtora Bela Vista Cultural. Esse projeto, que tem como produto principal o lançamento de um livro muito especial, busca distribuir livros, materiais pedagógicos e promover ações para discutir o planejamento futuro de alunos dos ensinos fundamental e médio, da rede pública de ensino. Apesar de ser voltado para escolas, é um projeto fantástico para ser trabalhado também em casa entre pais e filhos!
O projeto de vida é um tema incorporado à grade curricular de ensino a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, pelo Ministério da Educação. Seu objetivo é trabalhar o aspecto socioemocional e estimular novas competências em jovens e estudantes, buscando formar cidadãos solidários e protagonistas da própria história, nos âmbitos pessoal, profissional e social. Este assunto, tão debatido nos círculos escolares nos últimos anos, norteia e intitula o novo projeto da Bela Vista Cultural, editora e produtora paulistana voltada ao lançamento de ações de impacto social.
E para falar um pouco sobre educação na infância e o “Projeto de Vida e Cidadania”, conversei com o Renan Cyrillo, CEO da Bela Vista Cultural.
CANAL INFANTIL – Qual é a importância da educação na vida das crianças?
RENAN CYRILLO – Acreditamos que a educação desempenha um papel central no desenvolvimento global das crianças e de nossa sociedade. Ela é fundamental para a evolução das partes cognitiva e emocional, abrindo as portas para uma série de oportunidades nas esferas pessoal e profissional.
CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia do “Projeto de Vida e Cidadania”, da Bela Vista Cultural?
RENAN CYRILLO – Esse projeto foi criado há alguns anos, por várias mãos, e é uma evolução do diálogo que tivemos com o corpo docente de escolas parceiras, as quais demandavam por um material que servisse de apoio ao ‘Projeto de Vida’; matéria que havia sido recém-incluída na BNCC.
Na mesma época, também nos chamou a atenção um estudo do Ministério da Educação que revelou que uma grande parcela dos estudantes da rede pública ansiava por atividades complementares aos conteúdos apresentados em sala de aula, ligadas às atividades práticas voltadas ao período posterior à saída do ambiente escolar. O nosso trabalho, portanto, foi unir todas essas questões, trazendo uma série de conteúdos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional desses estudantes.
CANAL INAFNTIL – Conte um pouco sobre o projeto e seus objetivos.
RENAN CYRILLO – O “Projeto de Vida e Cidadania” é uma ação cultural ampla que busca contribuir com o trabalho realizado no ambiente escolar, disponibilizando uma série de materiais para as instituições e ao grande público. O produto principal é o livro, que será doado gratuitamente para os professores e alunos das entidades participantes. Ele é acompanhado de uma cartilha pedagógica, com sugestões de atividades para os docentes aplicarem o conteúdo junto aos alunos de diferentes níveis de ensino. Para além da sala de aula, a proposta conta com uma exposição fotográfica virtual e uma versão da obra em audiolivro. Por fim, acompanharemos as escolas de perto e também estão previstas apresentações educacionais nas instituições participantes.
CANAL INFANTIL – O principal produto do “Projeto de Vida e Cidadania” é um livro. A qual público ele se destina?
RENAN CYRILLO – É uma publicação com linguagem simples e acessível, cabível às mais diferentes idades, com foco no estudante e em qualquer pessoa que esteja estruturando e revisitando seus planos futuros. Acreditamos, entretanto, que o ideal é o aluno já ter desenvolvido um certo grau de maturidade e estar olhando além, depois da escola. É importante dizer também que o livro e a cartilha que o acompanha são materiais de fácil utilização e podem ser usados pelos professores junto a diferentes turmas, bem como pelas famílias que desejam discutir o assunto em casa.
CANAL INFANTIL – Quais os principais temas abordados no livro?
RENAN CYRILLO – A obra foi criada para apresentar questões fundamentais para o projeto de vida de estudantes – e de qualquer pessoa – que tenham acesso ao seu conteúdo e para expandir o horizonte destes alunos e dos leitores em geral. Ela mostra como um bom propósito, aliado ao estudo, ao trabalho e a uma boa educação financeira, dentre outros assuntos, são importantes para um futuro próspero, concluindo que o planejamento é o melhor caminho para alcançar nossos sonhos e objetivos. A partir desse ponto de partida, a publicação explora outras questões globais, relacionadas à nossa sociedade e ao ambiente em que vivemos, importantes para o exercício pleno da nossa cidadania.
CANAL INFANTIL – Como será o trabalho nas escolas?
RENAN CYRILLO – Os professores e estudantes receberão exemplares do livro, como doação, e participarão de apresentações desenvolvidas para os diferentes públicos. Para os docentes, a ideia é debater os conteúdos visando a utilização em sala de aula. Já para os estudantes, serão realizadas palestras mais lúdicas e culturais, buscando aproximar a temática do cotidiano do participante.
As instituições receberão o acompanhamento da editora e algumas turmas vão desenvolver projetos que terão uma culminância na qual os resultados serão apresentados à sociedade. Qualquer escola pode participar e, além das parceiras habituais, queremos aumentar a nossa rede. Basta a escola entrar em contato conosco, caso tenha interesse.
CANAL INFANTIL – Qual é a importância do projeto para os professores e os alunos?
RENAN CYRILLO – Esta ação foi criada para complementar o trabalho que já é realizado em sala de aula. Acreditamos que o projeto possa abrir portas e expandir os horizontes, trazendo ao debate uma série de assuntos inerentes à vida de todos. Os materiais e atividades foram criados para estimular a experiência do aluno, levando-o a planejar um projeto futuro e a repensar acerca de seu papel no mundo, mas também, para servir como ferramentas aos professores – como um material de apoio na preparação das aulas.
CANAL INFANTIL – Qual é a importância de se trabalhar com as crianças temas como educação financeira, mercado de trabalho, sustentabilidade, entre outros?
RENAN CYRILLO – Para este projeto fizemos uma seleção a dedo de temas inerentes à vida adulta do século XXI e que merecem uma atenção especial: a expectativa é que todos tenham um trabalho e uma remuneração – logo, precisamos conversar sobre educação financeira e o mercado de profissões. Já as ameaças climáticas são uma preocupação global e dialogar sobre o papel individual de cada um quanto à questão é muito importante.
CANAL INFANTIL – Você acredita que por meio do aprendizado de temas diversos na infância, essas crianças podem se tornar adultos melhores e mais bem-sucedidos?
RENAN CYRILLO – Tenho convicção de que o aprendizado acerca de diversos temas na infância pode contribuir, significativamente, para o desenvolvimento de adultos mais versáteis, adaptáveis e criativos; preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a vida oferece. Estudos apontam que uma educação humanista amplia horizontes, estimula a criatividade e a inovação, além de preparar adultos para um planeta em constante mudança. O nosso papel, portanto, é contribuir para a construção de um mundo melhor.
CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem aos leitores.
RENAN CYRILLO – Acreditamos que a educação seja o pilar fundamental para a transformação da sociedade, baseados em uma série de estudos que apontam como ela impacta o desenvolvimento econômico e social. As dificuldades enfrentadas pela rede pública de ensino brasileira são notórias e o nosso trabalho, como agentes de educação e de cultura, é o de contribuir com a expansão dos horizontes inerentes ao desenvolvimento pessoal.
O “Projeto Vida e Cidadania” foi cuidadosamente elaborado por especialistas no assunto. O livro traz conteúdos importantes para a criação de um planejamento bem-sucedido, com base em uma boa formação, disciplina e valores pessoais. A obra aborda esse planejamento em detalhes e tem o objetivo de servir como material de apoio para professores, estudantes e seus familiares. Com uma linguagem simples e didática, a publicação apresenta um apanhado geral de assuntos diversos, trazendo dicas sobre cidadania, ética, finanças pessoais, mercado de trabalho e meio ambiente & sustentabilidade, dentre outros assuntos.
Como uma iniciativa mais ampla, “Projeto de Vida e Cidadania” foi contemplado com a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), PRONAC 212012, contando com o patrocínio da BNY Mellon e da Adiq, além de apoio da Capitale Energia e da Perseus. A ação também é acompanhada de materiais acessíveis, como uma apresentação em libras e com audiodescrição, visando a acessibilidade para o público com necessidades especiais. Os materiais complementares ao livro são perenes e podem ser acessados, gratuitamente, no site da Bela Vista Cultural. A programação das atividades educativas em escolas da rede pública e entidades culturais será divulgada pelas redes sociais da editora (@belavistacultural).
“Acreditamos que a educação seja o pilar fundamental para a transformação de uma sociedade, pois estudos apontam que ela é fundamental para o desenvolvimento econômico e social. No Brasil, a rede pública de ensino ainda carece de meios e materiais para difundir e disseminar certos conteúdos, o que impacta o atendimento dos alunos e da sociedade em geral. Por isso, quando elaboramos os nossos projetos, desejamos que nossas publicações e ações complementares possam ser práticas, objetivas, interativas e fluídas. Não transmitimos apenas o conhecimento, mas sugerimos maneiras lúdicas para que essa partilha seja dinâmica e proveitosa para os jovens, estudantes e professores. A cultura só tem a ganhar quando conseguimos unir o propósito social ao pedagógico. Cultura é educação e a educação impacta e transforma uma sociedade”, comenta Renan Cyrillo, Sócio-diretor da Bela Vista Cultural.
Cartilhas Pedagógicas
Acesso via: belavistacultural.com.br/projetodevidaecidadania
Exposição | “Projeto de Vida e Cidadania”
Abertura: 12 de março, online
Período expositivo: vitalícia
Acesso via: belavistacultural.com.br/projetodevidaecidadania
Sobre a Bela Vista Cultural
Fundada em 2016, por Renan Cyrillo e Caio Itri, a Bela Vista Cultural é uma editora, produtora cultural e consultoria especializada no desenvolvimento de projetos de forte impacto social. Desenvolve iniciativas culturais, educacionais e de responsabilidade social, voltadas à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, em áreas como cultura, educação, meio ambiente, artes plásticas e patrimônio.
A empresa idealiza e desenvolve livros, cartilhas pedagógicas, exposições, filmes, palestras e cursos, a depender da temática e formato de cada um de seus projetos culturais, mas todos possuem uma característica em comum: parte da distribuição desses materiais e o acesso às atividades complementares têm cunho gratuito aos professores e alunos da rede pública de ensino no Brasil, estimulando o diálogo e a continuidade das iniciativas abordadas nesses projetos. A Bela Vista Cultural acredita que a educação é o pilar fundamental para a transformação da sociedade, uma vez que impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social.
A editora Bela Vista Cultural possui uma série de projetos culturais realizados sob as mais diferentes temáticas, desde 2016. Livros: A Cultura dos Alimentos (2023); China-Brasil: invenções que mudaram o mundo (2023); Educação Financeira para Jovens & Estudantes (2023); Caminhos do Brasil – terra, água e céus (2023); Flores, Cores e Sabores dos Alimentos (2022); Cultura e Saúde: Personagens e Histórias do Saneamento no Brasil (2022); Cultura e Natureza: RPPNs do Espírito Santo (2022); Caminhos da Riqueza no Brasil: o guia da Educação Financeira (2022); China Impressões: Cultura e Natureza (2022); Suíça-Brasil: 200 anos de Imigração (2021); Associação Comercial de Pernambuco – Rumo aos 200 anos (2023); Personagens e Histórias da Medicina no Brasil (2023); Art Déco São Paulo (2019) e; ABCZ: 100 anos de história e histórias (2019). Exposição de arte: Paixão: caminhando no amor, na união e na justiça (2017). Documentário: Belém 400 anos: a influência francesa na capital paraense (2016).
Renan Cyrillo: empreendedor social, produtor cultural, editor, escritor e palestrante. Cyrillo é graduado em Produção Editorial em Multimeios (Universidade Anhembi Morumbi), pós-graduado em Gestão Cultural – Cultura, Desenvolvimento & Mercado (SENAC) e possui MBA em ESG – Environmental, Social & Governance (IBMEC/Exame). Atua na área cultural desde 2010, transitando por diferentes editoras, até fundar, em 2016, a Bela Vista Cultural, ao lado de Caio Itri. Renan Cyrillo também realiza palestras em instituições culturais e educacionais, em diversos estados do Brasil.
Caio Itri: designer e empresário. Itri é formado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM) e pós-graduado em Design Editorial (Instituto Europeo di Design). Já atuou em diversos projetos nas áreas de cultura, turismo, educação e meio ambiente, criando logomarcas e identidades visuais para entidades e eventos, além de já ter participado de mais de trinta publicações, como arte-finalista, assistente editorial e diretor de arte.
Assessoria de Imprensa: Marrese Assessoria