Hoje quero falar sobre aceitação e respeito ao próximo! Dois assuntos muito importantes no mundo atual! Vivemos uma época em que as crianças já começam cedo a cobrança pela perfeição, o egocentrismo e o querer ser melhor do que o outro. Por isso, nós, pais, precisamos estar atentos e auxiliar nossos filhos, desde a infância, para que eles entendam que cada pessoa é única e linda do jeito que ela é.

E para falar sobre esse assunto, acabei de ler um livro muito legal da Marilda Santos: “Espelho, espelho meu existe alguém mais perfeito do que eu?”. Ele conta a história de Leonardo Leônidas, um menino de doze anos que adorava usar adjetivos positivos para si mesmo e adjetivos depreciativos para os outros. Ele se achava a melhor pessoa do mundo!

Leonardo Leônidas tinha apenas um amigo: Zeca, um garoto que vivia uma realidade bem mais simples e diferente da sua. Mas, com tanta arrogância, Leonardo consegui brigar com Zeca também e ficou cada vez mais isolado e sozinho! Foi então que a super incrível Verbolina apareceu e decidiu ajudar a mudar toda a situação.

Verbolina era uma super-heroína que cuidava de todos os casos difíceis… E o de Leonardo Leônidas era apenas mais um que merecia a sua atenção. Assim que o menino dormiu, Verbolina usou sua varinha mágica e iniciou o feitiço para mudar toda aquela situação: levou Leonardo à Cidade do Espelho. Lá ele viu sua forma física refletida e ela não era nada como ele imaginava. Ao invés de um leão enorme, ele era apenas um gato pequeno e com o coração sujo de lama. Durante o passeio, Leonardo viu também Zeca, seu amigo, e dele emanavam corações, pois era um menino bondoso e feliz. Foi então que Leonardo Leônidas percebeu que não precisa ser o melhor para ser feliz, mas sim fazer sempre o melhor para si e para os outros. “A imagem passa, mas as ações permanecem e não há nada melhor na vida do que servir”.

Foi assim que Leonardo Leônidas decidiu se aceitar e respeitar os outros! E é assim que precisamos criar os nossos filhos! Precisamos mostrar que a beleza maior vem de dentro e que a nossa aparência, independente de como somos, é linda e merece ser valorizada. Podemos mudar muitas coisas (e devemos mudar), mas jamais podemos desrespeitar o próximo.

“Espelho, espelho meu existe alguém mais perfeito do que eu?”, além de trazer uma linda reflexão, ainda ensina sobre a importância do uso dos adjetivos!

MARILDA SANTOS

Nasceu em Teresina em 1980. Formou-se em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Projeção em 2008 e, em 2016, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Anhanguera. No mesmo ano, concluiu a Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade SOBE (Faculdade RIO-SONO). Graduanda em Psicologia pela faculdade Mauá, Pós-Graduação Lato Sensu em Psicogerontologia pela Faculdade UNYLEA 2020. Em suas pesquisas, vem se dedicando aos estudos dos distúrbios de aprendizagem, sobretudo os que se manifestam com maior evidência nas áreas de Matemática e Gramática, desenvolvendo um método próprio batizado de ASAS, no qual ensina crianças com dislexia, discalculia, TDAH, DPAC, DDA, TEA, TAG entre outros TGDS. Como Consultora Pedagógica e cientista da aprendizagem, tem se dedicado à pesquisa não somente da infância, mas também da terceira idade em especial aos declínios cognitivos Transtornos Neurocognitivos (TNC). Em 2019, fundou o Núcleo de Pesquisas Pedagógicas ASAS (NPP-ASAS), sediado atualmente no SGAS 910, Centro Clínico Mix Parque Sul, em Brasília.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial