Fim de semana chegando e eu já estou separando os livros que vamos ler aqui em casa. A leitura, desde a infância, transforma a vida das crianças.

E hoje trago para vocês uma entrevista muito bacana que fiz com a escritora Clara Haddad, que acabou de lançar o livro “O que é que o crocodilo come ao meio-dia?”. Confiram e se encantem ainda mais pelas histórias!

CANAL INFANTIL – Quando surgiu a vontade de escrever livros?

CLARA HADDAD – Desde que aprendi a escrever, sempre cultivei o hábito de colocar meus sentimentos e emoções no papel. Era muito bom este momento comigo mesma, gostava das letras e das cores que podia deixar nos cadernos. Acredito que esta era uma forma de deixar claro para mim o que sentia em relação aos acontecimentos da minha vida, as coisas que via ou que me inspiravam. E até hoje é assim. Adoro escrever a lápis e estou sempre com um pequeno caderno comigo onde anoto situações, frases soltas, expressões…tenho essa curiosidade e forma de estar na vida. Entretanto, meu caminho como escritora nunca foi algo intencional ou uma meta, simplesmente aconteceu. Digo sempre que sou uma narradora de histórias que escreve aquilo que observa e sente.

CANAL INFANTIL – Quantos livros você já publicou?

CLARA HADDAD – O primeiro livro “Histórias de Quem Conta Histórias” foi uma participação numa coletânea organizada por Lenice Gomes e Fabiano Moraes. Este foi o pontapé inicial nesta carreira de escritora profissional que iniciou em 2009. De lá pra cá, muita coisa aconteceu, abri a minha editora em Portugal (Fábrica das Histórias) e comecei a, também, dedicar meu tempo a este ofício da escrita, me dividindo entre a narração de histórias que já exercia profissionalmente desde 1998 e a biblioterapia que dinamizo com muita alegria. Tenho mais 3 livros publicados e estão editados no Brasil e em Portugal. São eles: “Poeira das Estrelas”, “A Narradora de Histórias e outros contos de encantar” e o mais recente “O que é que o crocodilo come ao meio-dia” e já tenho outras histórias previstas para publicar, ainda este ano, em Portugal.

CANAL INFANTIL – Em “O que é que o crocodilo come ao meio-dia?”, qual a mensagem você busca passar?

CLARA HADDAD – Ah, isso é um segredo da floresta que os leitores têm que descobrir! Bem, brincadeiras à parte, eu sinceramente não penso em intenções ou o que quero transmitir quando escrevo. Eu escrevo. Não direciono mensagens. Elas acabam acontecendo, mas é de forma natural. Todas as histórias possuem uma alma, uma mensagem, mas cada leitor possui a liberdade de sentir o texto e guardar o significado que considerar que tem. Literatura é liberdade, ao meu ver! E é esta liberdade de ser e sentir que me encanta na escrita e na narração.

CANAL INFANTIL – Por meio de um livro, é possível ensinar às crianças?

CLARA HADDAD – Acredito nisso! Seja através da literatura oral ou da leitura literária temos um manancial de conhecimento para partilhar de uma maneira muito amorosa e lúdica. As histórias, desde os tempos imemoriais, ensinam sobre a vida, sobre sentimentos, sobre valores e aproveitar esse benefício que as histórias têm é fundamental para que as crianças cresçam de uma maneira saudável, entendendo o mundo onde vivem e as pessoas que as cercam.

CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura na infância? 

CLARA HADDAD – A leitura e as histórias são bases fundamentais para a vida. Ao meu ver, a literatura é nutrição para a alma e para os afetos. Os adultos são uma ponte para aproximar os pequeninos ao mundo dos livros. Esse primeiro contato vem por meio da narração oral, depois das brincadeiras, os livros- de vários formatos e tipos- que vão pouco a pouco sendo introduzidos, abrindo uma janela enorme para o conhecimento, o desenvolvimento da oralidade, da escrita, da compreensão leitora, trazendo inúmeros benefícios para o desenvolvimento global da criança.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

CLARA HADDAD – Se eu pudesse deixar uma mensagem aos pais seria: leiam sempre para uma criança, contem as suas histórias de vida, busquem variedade de livros e autores, partilhem experiências, momentos de encantamento que reforcem os laços de afeto e criem memórias positivas. Garanto, que eles vão agradecer no futuro.

SOBRE CLARA HADDAD
A artista da palavra luso-brasileira com ascendência sírio-libanesa e holandesa, Clara Haddad acumula 29 anos de trajetória artística, sendo 23 deles dedicados exclusivamente a narração oral. Já percorreu mais de oito países do mundo, fazendo apresentações, espetáculos e formações. Coleciona prêmios e indicações. Em 2015, na Bélgica, foi eleita a melhor narradora de Língua Portuguesa da Europa. E no ano de 2020, ganhou o Troféu Baobá -considerado o Óscar brasileiro no setor da narração e mediação de leitura. É Biblioterapeuta e sócia fundadora do Vive a Tua História – o primeiro clube de histórias motivacionais de Portugal. Conheça a biografia completa em www.clarahaddad.com

Assessoria de Comunicação: A+ Assessoria

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial