Você já imaginou ir dormir bem, ouvindo tudo e acordar no outro dia completamente sem audição? Pois isso foi o que aconteceu com a escritora Lak Lobato, quando tinha apenas nove anos de idade. Já pensou o que é isso na vida de uma criança?

Sempre falo aqui no Canal Infantil sobre a importância do respeito, da inclusão, da empatia… E um dos pontos mais importantes para entendermos tudo isso é o conhecimento! É preciso falar sobre os mais diversos assuntos, sobre as diferenças, sobre respeito!

E hoje eu quero falar sobre dois livros da Lak Lobato que me emocionaram muito: “E não é que eu ouvi?” e “Lalá é assim: diferente igual a mim”.

Em “E não é que eu ouvi?”, a autora conta o que aconteceu na sua infância, quando parou de ouvir da noite para o dia. Lalá, a garotinha da história, adorava brinquedos barulhentos, brincar e se divertir. Até que um dia, acordou sem nada ouvir, nem um barulhinho! Achou que estava sonhando, mas viu sua mãe se aproximar e tocar seu ombro. Não era sonho, Lalá tinha mesmo parado de ouvir! E o pior, era algo grave, os médicos confirmaram!

Lalá então ficou muito triste; passou a viver em uma bolha: a sua bolha! Mas ela não desistiu! Mesmo sem ouvir, passou a prestar atenção em tudo e usou a sua imaginação para criar o que não podia escutar. E assim foi vivendo!

Até o dia em que conheceu o implante coclear! E aí sua vida mudou! Não posso mais contar para não estragar a história, mas posso dizer que é emocionante ver a nova vida de Lalá!

Já o livro “Lalá é assim: Diferente, igual a mim”, é uma continuação da história de Lalá. Mas, neste livro, a garotinha conta como é o uso do aparelho para audição, como é ser diferente das pessoas e vai em busca de outras pessoas que também tenham o aparelhinho mágico que a fez ouvir tudo outra vez.

Um detalhe que gostei no livro é que ele aborda as diferenças de forma bem lúdica. E mostra que todos nós somos diferentes, independente de nossas limitações ou condições físicas. E são as diferenças que nos tornam tão especiais!

Os livros, por meio da história e das ilustrações de Eduardo Suarez (marido da autora), fazem com que possamos viajar por um mundo que muitas vezes não temos ideia como é: o da surdez! E mais, a autora conta sobre o implante coclear e nos ensina muito sobre a audição! Uma verdadeira aula sobre o tema!

São livros para toda a família! Precisamos trabalhar mais a inclusão, o respeito e mostrar ao mundo que ninguém é igual, e que as diferenças fazem parte do ser humano, sem diminuir ninguém!

Vale muito a pena a leitura!

SOBRE A AUTORA

A autora Lakshmi Lobato ficou 22 anos sem ouvir, e foi essa experiência que inspirou os seus livros. A carioca teve uma infância comum, mas aos nove anos acordou sem a audição. Após meses em consultórios, o diagnóstico de sequela de caxumba ou meningite foi dado, porém sem comprovação. Lak entrou para o programa de implante coclear do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da USP em 2007, e durante dois anos ficou sem a certeza se valeria a pena fazer o implante. Em 2009, criou o “Desculpe, não ouvi!”, um blog para surdos oralizados, que não fazem uso da língua de sinais. No mesmo ano, com quase vinte e três anos sem audição, decidiu fazer o implante para reencontrar a trilha sonora da sua vida.

Seu primeiro livro “Desculpe, não ouvi!” foi lançado em 2014, e relata a experiência de perder e reencontrar a audição. Depois do sucesso do primeiro lançamento, Lak Lobato teve a idéia de escrever uma versão infantil, para que as crianças pudessem se identificar com a personagem.

A autora também faz palestras, principalmente em empresas, onde ensina os funcionários a receber e conviver com pessoas surdas.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial