Vamos começar a semana falando sobre inclusão? Você já observou como somos diferentes? Algumas pessoas são mais altas, outras, mais baixas; algumas têm duas pernas, outras, só uma; algumas ainda possuem os olhos com duas cores diferentes… Cada pessoa é única e, por isso mesmo, muito especial!
Para falar sobre inclusão, respeito e amizade, vou contar a história do livro “Orelhinha, orelhão”, da Editora InVerso. Um livro que encanta e ensina de uma forma lúdica e simples para as crianças!
Escrito por Aliane Morato Bertoletti e ilustrado por Renata Ramos, o livro conta a história de um elefantinho que acabara de nascer. Toda a floresta esperava pela sua chegada, mas, quando ele veio ao mundo, foi uma surpresa e tanto para os outros animais: o pequeno elefantinho tinha as orelhas bem diferentes: uma era uma orelhinha, a outra era um orelhão! E os bichos não o deixavam em paz…
O elefantinho, triste, perguntava a sua mãe por que nasceu assim. E, com muito carinho, a mamãe dizia que não importava como ele era, ela o amaria sempre! Mas não foi fácil para o elefantinho… Cada vez que alguém fazia um comentário maldoso, a mamãe fazia questão de lembrá-lo que o que mais importa na vida é o amor que cabe em nosso coração. E assim o elefantinho ia seguindo sua vida e aprendendo muito sobre o amor e as diferenças!
Será que ele também começou a ver as diferenças dos outros animais? Vale a pena conhecer essa história e aproveitar para mostrar às crianças como o mundo é belo com tantas pessoas diferentes!
Ah, além da história e dos desenhos, tem um detalhe que eu amei no livro: a capa pode ser destacada e o título vira um lindo marcador de livros!