Dez Baleias na Estação Esperando pelo Trem, o título vencedor do IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil (2022), acabou de ser lançado na programação para crianças da XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em Olinda. Com a nova publicação, a Companhia Editora de Pernambuco passa a oferecer 65 opções de obras para a garotada em seu catálogo infantojuvenil.

O livro é de autoria do poeta e humorista carioca Cesar Cardoso, tem 48 páginas com versos rimados para cativar os pequenos leitores e ilustrações convidativas e coloridas de Bruna Lubambo. Bastante peculiar, curiosa e divertida, a história nasceu a partir de cartas que ele escreveu ao neto Jorge, à neta Valentina e à sobrinha Giovana, de 2012 a 2013, para estreitar o convívio com as crianças.

Cesar Cardoso

Como sou escritor, para mim a literatura é uma das melhores formas de me aproximar das pessoas, ainda mais pessoas que eu amo. E acho que a literatura também pode encantar, fazer as pessoas felizes, fazê-las sonhar e pensar”, declara Cesar Cardoso. O gatilho para escrever as cartas, diz ele, surgiu depois de ouvir a música Siri Jogando Bola (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), que aliás, tem a estrofe inicial reproduzida na abertura do livro.

Achei curioso e divertido e pensei que eu também podia contar coisas engraçadas que tivesse visto. Assim comecei a escrever uma história nonsense onde eles se divertissem… e lessem. Quem sabe assim eles poderiam também se aproximar do hábito da leitura?”, declara. Se na música Luiz Gonzaga e Zé Dantas viram “dois siris jogando bola lá no mar”, no livro Cesar Cardoso viu “a mula sem cabeça usar boné”.

Ele também viu “uma girafa tricotando um cachecol, um atum num restaurante se palitar com um anzol, um bando de elefantes apanhar de um caracol.” Viu ainda “o lá longe chegar perto do aqui e uma uva de coroa jurar que era abacaxi.” Sobre a escolha do título, a ideia inicial seria Coisas que Eu Vi. “Era muito óbvio. Dez Baleias na Estação Esperando pelo Trem é mais engraçado e remete a um verso do livro”, explica.

Sobre os autores

Cesar Cardoso – É autor de literatura infantojuvenil, poeta, contista, cronista, humorista e roteirista. Publicou pelas editoras Biruta e Gaivota os livros O que é que não é?Você não vai abrir?Quem pegou uma ponta do meu chapéu de três pontas que agora só tem duas?O gigante do MaracanãCadê a escola que estava aqui? A copa do mundo do faz de conta. Lançou também Capoeira camará (Editora Paulus) e Você pensa que água é H2O? (Editora Garamond). Escreveu para jornais (Pasquim e Planeta Diário) e programas de TV (TV Pirata, Sai de Baixo, Casseta & Planeta, A Grande Família, Zorra Total e outros).

Bruna Lubambo – Trabalha com materiais variados: gravura, serigrafia, estêncil, carimbo, pintura, colagem. Foi finalista do Prêmio Jabuti (2020, 2021, 2022); recebeu o selo Cátedra Unesco PUC-Rio (2021, 2022, 2023); teve títulos selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como “Altamente Recomendáveis”. Ficou em terceiro lugar na categoria Infantil do Prêmio Sylvia Orthof do Prêmio Literário Biblioteca Nacional e venceu a categoria Melhor Livro para Crianças (Nacional) pelo Prêmio CELLIJ/Unesp, do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Estadual Paulista.

Próximo lançamento

Rio de Janeiro

28 de outubro

Hora: 16h às 18h

Onde: Livraria Travessa – Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572)

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial