Para começar a semana, quero falar sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente e aprendermos sobre reciclagem, reutilização e redução de materiais. Vivemos em um mundo onde o consumo é exagerado e muito material é jogado no lixo sem qualquer critério. Inclusive, alguns desses “lixos” são muito úteis e as pessoas não sabem! Então, precisamos nos educar e aprender sobre como cuidar melhor do nosso lixo. E é claro, ensinar tudo isso às nossas crianças. Afinal, o que se aprende na infância tem grandes chances de ser levado por toda a vida!

E nada melhor do que ensinar aos nossos filhos de forma lúdica e divertida, não é mesmo? Para isso, quero hoje dar uma dica de livro muito legal para as crianças: “A Casa do Lixo Zero”, da Editora Imperial Novo Milênio. Este é um daqueles livros para ler e reler com as crianças e ainda aproveitar para criar brincadeiras em casa.

Escrito por Ana Maria Andrade, que é autora do “O Ninho do Coração” (livro que eu amo), “A Casa do Lixo Zero” conta a história de três porquinhos que moravam em uma mesma casa: Reduzinho, Reutilina e Reciclino. Lá eles cuidavam de tudo com o maior capricho.

Reduzinho sempre era o primeiro a fazer as tarefas. Ele pegava todo o lixo produzido em sua casa e ia separando nas lixeiras que ficavam no quintal. Separava tudo: plástico, papel, metal, vidro, lixo orgânico… Deixava tudo bem bonitinho!

Depois era a vez da Reutilina. Ela ia até as lixeiras do quintal, limpava todo o material descartado e escolhia aqueles que davam para aproveitar. Sim, Reutilina aproveitava quase tudo! Com aqueles materiais que muitos achavam que era lixo, Reutilina criava novos objetos: fazia mesa, flores, vasos, quadros e por aí vai. Sua criatividade era incrível! E assim, reutilizando o que ia para o lixo, ela conseguia economizar bastante. Afinal, o que ela ia comprar em uma loja, ela mesma fazia em casa.

Ah, e falta falar do Reciclino! Este porquinho fazia a última tarefa, porém não menos importante que as outras. Ele levava todo o material que sobrava e que podia ser reciclado para os locais de reciclagem. Tudo bem separadinho e com todos os cuidados!

Com todas essas tarefas bem feitas, a família dos porquinhos vivia em uma casa com lixo zero! Apenas o que não podia ser aproveitado, como o lixo orgânico ou os materiais não recicláveis, é que iam para o lixo de verdade. Que exemplo, não é mesmo?

Eu gostei muito do livro e indico para todas as famílias! É um livro bem divertido, fácil de ler, muito educativo e com lindas ilustrações da Argélia de Paula.

Que tal agora você seguir o exemplo desses porquinhos e criar o hábito de reciclar, reutilizar e reduzir o lixo aí na sua casa? É muito simples e prático! Além de cuidar do seu lixo, você estará ajudando (e muito) o nosso planeta! Quer coisa melhor?

ANA MARIA DE ANDRADE

Nasceu no Rio de Janeiro, é jornalista, professora e arte-educadora, pós-graduada em Educação e Gestão. Escreve e ilustra livros para crianças desde 2003. A partir da ecoliteratura e da arte sustentável, aborda temas socioambientais e cria ilustrações utilizando técnicas artísticas que valorizam materiais recicláveis e elementos naturais. Alguns de seus trabalhos receberam reconhecimentos no Brasil e no exterior. www.anamariadeandrade.com

ARGÉLIA DE PAULA

Nasceu no Rio de Janeiro, é professora e arte-educadora com formação em Educação Artística. Desenvolve projetos para crianças e jovens utilizando recursos que estimulam a criatividade, a expressão dos sentimentos e a releitura do mundo por meio da arte. Os personagens e elementos cênicos das ilustrações foram criados por ela especialmente para esse livro.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial