Um assunto que muito preocupa os pais é a alimentação dos filhos na escola. Muitas vezes, as crianças possuem uma alimentação saudável em casa, mas quando chega a hora do lanche escolar só comem besteiras.

Mas não precisa ser assim! É possível comer bem na escola também!

Conversei com a mamãe e Nutricionista Giselle Duarte, Especialista em Nutrição Clínica e Doutora em Ciências Nutricionais, responsável pela MaterNutri que explicou tudo sobre o lanche escolar e ainda deu dicas de como montar uma lancheira gostosa e saudável.

MarterNutri

Em primeiro lugar, é preciso entender que a alimentação saudável deve ter início na infância. “Essa é a fase da criança que tem mais crescimento/desenvolvimento neuropsico e motor, logo, demanda não somente energia, mas também vitaminas e minerais que regulam todas as funções do organismo. Sem todos os nutrientes necessários, o desenvolvimento do indivíduo pode não alcançar o potencial pleno”, destaca Giselle.

Sendo assim, é muito importante que as crianças tenham um lanche balanceado e saudável. Porém, como explica a nutricionista, nem sempre é fácil comer de forma adequada na escola. “O ideal seria que todos os pais e/ou responsáveis garantissem uma merenda escolar de qualidade e saudável, e as escolas, na contrapartida, tivessem apenas cantinas que focassem nesse ambiente escolar saudável. Porém não é isso que acontece, na maioria dos casos, de ambos os lados. O que gera um desequilíbrio e torna-se um exemplo negativo para as outras crianças cujo os pais propiciam as melhores condições para o desenvolvimento de um bom hábito alimentar aos seus pequenos”, afirma Giselle.

Mas, afinal, o que podemos entender como uma “lancheira ideal” para as crianças? Segundo a nutricionista, “é aquela que ofereça alimentos frescos, predominantemente in natura como frutas, poucos processados como iogurte natural, pão caseiro ou de padaria, geleias 100% fruta e sem açúcares, queijos e bolos doces e salgados caseiros, raramente os ultraprocessados como requeijão/cream cheese; biscoitos simples sem aditivos.  E para beber sempre incentivar a criança a levar água como bebida principal”.

Um fator muito importante é colocar a criança para participar da escolha dos alimentos (dentre as opções oferecidas pelo responsável) que ela levará para a escola. Giselle destaca que, assim, “a probabilidade do seu filho comer esses alimentos que compõem a lancheira é muito maior”.

Agora, uma dúvida muito comum dos pais é qual líquido levar para o seu filho beber na hora do lanche. Giselle destaca que a água é sempre o melhor, mas também é possível levar um suco. Mas aqui deve-se ter um certo cuidado! “O indicado é levar água. No entanto, de uma a duas vezes por semana pode-se levar suco natural congelado em forminhas de gelo, por exemplo, e colocado em uma garrafinha térmica. Desta forma, o suco ficará bem conservado. Sobre os sucos de caixinha, em caráter eventual, por meio de uma boa leitura de rótulo, pode-se levar. Existem algumas marcas que são 100% suco, sem adição de açúcares e sem uso de aditivos. Mas é claro que todo suco integral é melhor que seja diluído com água, principalmente em se tratando de crianças pequenas”, alerta a nutricionista.

E atenção papais e mamães! Na hora de preparar o lanche escolar do seu filho é preciso alguns cuidados! “Os pais precisam saber que montar uma lancheira saudável dá trabalho, mas não podemos delegar a saúde dos nossos filhos para segundo plano. A lancheira é uma refeição realizada cinco vezes na semana e não pode ser compostas por ultraprocessados e guloseimas. Esses tipos ‘alimentos’ causam excesso de açúcar e gorduras no sangue gerando aumento de taxas de glicose e colesterol / triglicerídeos no organismo. Uma lancheira composta predominantemente por biscoitos, snacks, balas, refrescos industrializados ou ‘fast foods’ como cachorro-quente, coxinha, pizza e refrigerante pode causar o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, dislipidemias, hipertensão em curto / médio prazo. Para montar uma lancheira adequada precisa de organização e planejamento”, reforça Giselle.

E se você quer montar uma lancheira gostosa e saudável para o seu filho, a nutricionista dá três ótimas dicas:

1) Iogurte natural com mel + biscoito de arroz com patê de atum caseiro + mamão

2) Vitamina de abacate (feito com leite de coco ou de vaca) + pão de mandioquinha + Laranja

3) Mix de castanhas, uva-passas e damasco + bolo de cenoura + melancia

 

É isso! Cuide bem do lanchinho do seu filho! Ele e sua saúde agradecem!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial