Para começar a semana, quero falar sobre fé! Estamos em meio a uma pandemia que parece não ter fim. Vivemos diariamente o medo, a ansiedade, a tristeza, a preocupação. E não só nós, adultos, mas as crianças também! Talvez elas sejam as mais afetadas, afinal não entendem verdadeiramente o motivo pelo qual não têm mais aulas, não podem mais visitar os parentes e amigos…

Mas é preciso ter fé; é preciso ter esperança de que tudo vai passar e ficaremos bem! Acabamos de viver a Páscoa; uma data que representa o renascimento, a esperança… E precisamos mostrar aos nossos filhos a luz que tanto queremos ver no fim do túnel. Para nos ajudar, podemos contar com livros, histórias e também com o Profetinhas da Hora.

Conheci o projeto Profetinhas da Hora, da Província Marista Brasil Centro-Sul. Achei muito interessante a proposta e por isso resolvi fazer uma entrevista para mostrar para vocês. Afinal, em tempos de pandemia, nada melhor do que ouvir os profetas para acalmar o nosso coração. Conversei com o José Leão da Cunha Filho, Licenciado em Filosofia; Mestre em Educação e Diretor de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), com sede em Curitiba-PR.

José Leão da Cunha Filho

Confiram e vejam como ajudar as crianças a passarem por momentos difíceis na vida.

CANAL INFANTIL – Qual a importância de falar sobre fé com as crianças? ​

JOSÉ LEÃO DA CUNHA FILHO – Em princípio não se trata de falar sobre fé, mas sobre amor, uma linguagem mais acessível às crianças. Trata-se de apresentar a elas como Deus ama a vida e, em especial, a vida humana. E que elas podem observar isso na natureza, na família, nas amizades. Assim, vão se acostumando a se sentirem amadas por Deus. Então aprendem a amá-Lo. É isso que mais importa.

CANAL INFANTIL – Como surgiu o Profetinhas da Hora?

JOSÉ LEÃO DA CUNHA FILHO – O projeto surge de uma necessidade de oferecer às crianças uma perspectiva evangelizadora numa linguagem lúdica e agradável. O projeto faz uma apresentação dos profetas numa linguagem para crianças. É um jeito de contar como os profetas falavam de Deus aos homens e mulheres de seu tempo. E também como anunciaram a vida do Filho de Deus. No momento, o projeto finalizou sua primeira etapa: os profetas. Numa segunda etapa, apresentaremos a Família de Nazaré, como Jesus foi amado e educado por Maria e José. Depois contaremos como entrou em missão. Numa terceira etapa, falaremos sobre como os apóstolos continuaram a missão de Jesus. E é claro, como as crianças são chamadas a serem discípulas de Jesus. Esse é o projeto em sua totalidade.

CANAL INFANTIL – Ele é para qual faixa etária?

JOSÉ LEÃO DA CUNHA FILHO – Idealmente, dos 7 aos 12 anos, mas sua ludicidade permite flexibilidade. Tudo depende da habilidade do mediador (ou catequista).

CANAL INFANTIL – Qual o principal objetivo do Profetinhas da Hora?

JOSÉ LEÃO DA CUNHA FILHO – Creio já ter respondido a essa pergunta acima, mas podemos resumir dizendo que seu objetivo é apoiar iniciativas de evangelização das infâncias.

CANAL INFANTIL – Em tempos de pandemia, qual a importância de conhecer a história dos profetas? ​

JOSÉ LEÃO DA CUNHA FILHO – Essa é uma boa pergunta. Profetas, por definição, denunciam o que é injusto, o que é contra a vida; e anunciam o que é justo, o que é a favor da vida. Em tempos de pandemia, os profetas inspiram mentes e corações a se posicionarem contra o que fere a vida e a favor do gera vida.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

JOSÉ LEÃO DA CUNHA FILHO – Aos pais, afirmo que engajar-se em um bonito processo de evangelização dos filhos é uma maneira de reaprender a relação com Deus. Porque Deus é simplicidade, gratuidade, alegria. E as crianças são alegres, generosas, simples. Portanto, elas são caminhos para Deus.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial