Para começar a semana, quero falar sobre a importância de sair para passear com os filhos! Observa-se, no mundo atual, famílias atarefadas e com pouco tempo para os filhos. Junto a isso, cada dia vemos mais crianças focadas apenas nas telas dos celulares, tablets, tv, ipad…

Eu acredito que o melhor para as nossas crianças é o equilíbrio! Devem ter telas sim, mas também brincadeiras ao ar livre, jogos, esporte, passeios em família.

Aqui em casa, uma das atividades que mais gostamos de fazer com o Matheus é ir ao teatro! Adoramos assistir a peças e viver a fantasia, o lúdico! É tão bom quando saímos do teatro e o Matheus passa a semana toda contando sobre a peça que assistiu!

E para falarmos um pouco sobre o teatro na vida das crianças, fiz uma entrevista muito legal, por meio da Bruna Dario (da assessoria de imprensa In Press Porter Novelli), com a Adriana do Carmo, que é Gerente da Fundação ArcelorMittal. Para quem ainda não conhece, a Fundação conta com o projeto Diversão em Cena, que leva peças infantis a várias regiões do país. E em menos de 10 anos de atuação, o projeto já é um verdadeiro sucesso e tem reunido inúmeras famílias no teatro.

Confiram!

 

– Como surgiu a ideia do projeto Diversão em Cena?

O Censo do IBGE, realizado em 2008, apontou que apenas 17% da população brasileira tem o hábito de frequentar o teatro. O Diversão em Cena ArcelorMittal surgiu para suprir essa lacuna em 2010 e com objetivo de intervir na formação de público para o teatro logo na infância.

Viabilizado por meio das Leis de Incentivo à Cultura Federal (Lei Rouanet) e Estaduais (Minas Gerais e São Paulo), o programa contribui para a democratização do acesso à cultura, oferecendo espetáculos de qualidade gratuitos ou a preços populares. Desde sua criação, o Diversão em Cena ArcelorMittal  já beneficiou mais de 380 mil pessoas.

O programa também tem impacto direto na cadeia produtiva do teatro infantil e no desenvolvimento econômico. Desde a sua estreia, foram apresentadas cerca de 1,2 mil montagens infantis produzidas por mais de 200 grupos teatrais. Somente em Belo Horizonte, ao longo de 2019, serão apresentados 34 espetáculos diferentes.

 

– Vocês atuam com esse projeto em quais regiões?

O programa está presente em três estados: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Além das capitais (Belo Horizonte e Vitória), o Diversão em Cena atende à população de cidades do interior, que tem pouco ou nenhum acesso, como, por exemplo, Sabará (MG), Piracicaba e Iracemápolis (SP).

 

– Quais os objetivos do projeto?

 Colaborar para a formação de público frequentador do teatro; democratizar o acesso à cultura, por meio apresentações à preços populares ou gratuitas; oferecer uma programação de qualidade e com regularidade para toda a família; contribuir para a construção de valores universais como de cidadania, por meio de ações culturais; estimular a criatividade e o senso crítico; promover entretenimento, informação, cultura e qualidade de vida ao público alvo do projeto; introduzir o teatro como direito de cidadania e propiciar o conhecimento de novas linguagens e estimular relações pessoais e criativas.

 

– E outros objetivos (indiretos)?

Além de criar novas formas de propiciar uma sustentabilidade cultural para o setor de artes cênicas, promover a inclusão social.

 

– Qual a importância de levar as crianças ao teatro, visto que vivemos uma era de crianças presas à tecnologia?

O teatro apresenta a oportunidade de uma experiência orgânica, pois o espetáculo acontece “ao vivo”. Em contraponto, a tecnologia oferece às crianças conteúdos prontos e editados, sem espaço para interação nem para o erro e o improviso. O teatro também cumpre uma função social, e isso é vital ao nosso desenvolvimento como seres humanos. Ao passo que o consumo da tecnologia muitas das vezes ocorre de forma individual.

 

– Como o teatro pode ajudar no desenvolvimento infantil?

O teatro proporciona um ambiente estimulante ao aprendizado por meio da linguagem teatral e de suas dimensões estéticas, cognitivas, sociais e psicológicas. Conforme afirmado no Plano Nacional de Cultura, as atividades de arte e cultura são fundamentais para garantir a melhoria na qualidade de ensino nas escolas, principalmente nas públicas.

O Diversão em Cena também cumpre o propósito de promover diálogo entre educação e cultura, encontrando suporte tanto na LDB (Lei 9.394/97), Plano Nacional de Educação 2011/2020 (PNE), e como no Plano Nacional de Cultura, que, em sua meta 14 prevê: “100 mil escolas públicas de Educação Básica desenvolvendo permanentemente atividades de arte e cultura”. Em Juiz de Fora, por exemplo,  temos uma participação muito intensa e efetiva de escolas.

 

– Qual o impacto do projeto na imagem institucional da ArcelorMittal?

Para a ArcelorMittal é importante que a sua imagem seja diretamente ligada ao desenvolvimento das comunidades onde ela está presente, e o Diversão em Cena possibilita a construção dessa imagem. Pesquisas realizadas em 2018, com o público do Diversão em Cena, indicam que 70% dos entrevistados conhecem a empresa e o seu produto. Além disso, o programa é considerado como uma referência em gestão e execução de projetos incentivados.

 

Ir ao teatro com os filhos é muito bom, além de contribuir para o desenvolvimento infantil! Que tal já programar uma peça para o próximo final de semana?

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial