Quando estava grávida do Matheus, a única certeza que eu tinha era que ia amamentá-lo! Sempre tive esse desejo e busquei ao máximo informações para realizar a amamentação da melhor maneira possível. E consegui! Foi a melhor experiência e emoção que tive!

Sei que nem sempre é fácil, que muitas mães não conseguem amamentar seus filhos, que outras não podem por vários motivos… Independente de como foi a sua experiência, você é a melhor mãe que o seu filho pode ter! Não amamentar um filho, não faz da mulher menos mãe! São apenas experiências diferentes!

Porém, é fato que o leite materno é o melhor alimento do mundo e pode salvar vidas! Infelizmente, muitas mulheres deixam de amamentar por desconhecimento ou falta de apoio nessa fase. Por isso, muito se divulga sobre a importância da amamentação!

O mês de agosto é também chamado de “Agosto Dourado” em referência a campanha em prol da amamentação. Várias cidades do País aproveitaram para chamar a atenção para a importância do aleitamento materno. E Fortaleza foi uma dessas cidades! Conversei com a Vânia Souza Barbosa Alves, uma das responsáveis pela agência de consultoria em amamentação “Amamenta Fortaleza”, que me enviou um artigo contando como aconteceu a Hora do Mamaço, lá na cidade.

Confiram!

HORA DO MAMAÇO – FORTALEZA

Fortaleza é uma das cerca de 100 cidades brasileiras que, durante o mês de agosto, realizou “ A Hora do Mamaço”, evento que tem como missão promover grande sensibilização em prol da amamentação. O evento foi realizado no dia 18 de agosto, nos jardins da Unifor, com programação totalmente gratuita e diversificada para atender toda a família. Em Fortaleza, o evento foi organizado pelo Parto Normal em Fortaleza, Amamenta Fortaleza e Laço Materno Wrap Sling – By Juliana Alves Doula.

O slogan #WBW2019 “Empoderar Pais e Mães/Favorecer a Amamentação” foi escolhido para incluir todos os tipos de pais no mundo atual. Concentrar-se no apoio a ambos os pais para serem fortalecidos é vital para realizar seus objetivos de amamentação. O empoderamento é um processo que requer informação imparcial baseada em evidências e apoio para criar o ambiente propício, onde as mães podem amamentar de forma otimizada. A amamentação está no domínio da mãe e quando pais, parceiros, famílias, locais de trabalho e comunidades a apoiam, a amamentação melhora.

 

Este ano a WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) novamente desenvolveu o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que aconteceu no mundo todo ente 01 e 07 de agosto. Esta foi a 17ª edição (as comemorações tiveram início em 1992), para celebrar a Declaração de Innocenti, assinada em 1990, que abordou pela primeira vez a importância e necessidade das ações voltadas para a promoção da saúde.

Os temas sempre estão em consonância com questões atuais e importantes para a saúde materno-infantil e, desde 2016, está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que enfoca o ataque à pobreza e à fome, segurança alimentar, melhoria da agricultura sustentável, alcance de uma vida saudável e bem-estar, para todos, em todos os ciclos da vida, assegurar educação inclusiva e de qualidade, igualdade e empoderamento feminino, disponibilidade de água para todos, acesso à energia, crescimento econômico sustentável e acesso ao trabalho, promover infraestrutura, industrialização e inovação, reduzir desigualdades, tornar cidades seguras, inclusivas, resilientes e sustentáveis, assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis, combater as mudanças climáticas e seu impacto, conservar mares e oceanos, proteger o ecossistema terrestre, promover sociedades pacíficas, justas e construir instituições eficazes e responsáveis e fortalecer parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Os objetivos da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2019 foram:
• Informar as pessoas sobre os vínculos entre proteção social parental com igualdade de gênero & amamentação;
• Vincular iniciativas de apoio à maternidade/paternidade e normas/leis sociais com igualdade de gênero em todos os níveis para apoiar a amamentação;
• Envolver-se com indivíduos e organizações para um maior impacto;
• Mobilizar a sociedade para ampliar a proteção social parental com igualdade de gênero para apoiar e promover a amamentação.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial