Você sabe o que é Dislexia? Conhece alguma criança com esse diagnóstico? No texto de hoje, a Psicopedagoga Neiva Vieira explica um pouco sobre esse transtorno que vem se tornando cada vez mais conhecido dos pais. No entanto, é preciso estar atento para um diagnóstico correto.

Neiva Vieira

Por Neiva Vieira

Dislexia é um transtorno neurobiológico de aprendizagem da leitura, que dificulta a capacidade do indivíduo de interpretar, decodificar, soletrar e ter fluência.

Hoje já é possível diagnosticar a dislexia de maneira confiável e cedo nas crianças quando estão por entrar na escola, na idade escolar, em adolescentes e adultos. O diagnóstico é multidisciplinar! Será necessário que o indivíduo seja avaliado pelos seguintes profissionais: neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e, ainda, submeter-se a exame neuropsicológico.

O principal sintoma da dislexia é a dificuldade em aprender a ler palavras. E um dos primeiros sinais clínicos é a história familiar pois, muitas vezes, a dislexia é hereditária. O disléxico tem problemas com a leitura, sente pavor quando é necessário ler em voz alta, problemas ao soletrar, dificuldade para encontrar a palavra certa, palavras mal pronunciadas, problemas ao aprender o alfabeto, ao associar letras e sons, confusão de palavras com sons parecidos, leitura lenta, ortografia comprometida, interpretação, etc.

É fundamental a identificação da dislexia muito cedo, tomando as atitudes adequadas, sem demora, para que a criança aprenda e goste de ler, pois a leitura é frequentemente a chave para a realização dos sonhos que um pai tem para seu filho.

Hoje sabemos que a dislexia atinge uma em cada cinco crianças. Em quase todas as salas de aula há crianças lutando para conseguir ler e, para muitas delas, a dislexia roubou a alegria da infância. Quando um disléxico inicia seu processo alfabético e começa a ler, começa também a construir o seu próprio estoque de letras e de representação de palavras. É  muito importante assegurar para a criança de que a dislexia não tem nada a ver com o quanto ela é inteligente. Receber um diagnóstico de dislexia não impede que uma criança busque seus sonhos.

Quando uma criança com dislexia é muito bem estimulada poderá cursar qualquer área de seu interesse. Vale lembrar que homens e mulheres disléxicos se destacaram em diversas áreas como Medicina, Literatura, Direito, Ciência, etc.

Então, esteja atento aos sinas e busque ajuda o quanto antes! E lembre-se: seu filho é capaz de tudo! Jamais duvide disso!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial