Você sabe o que é Autismo? Como identificar o transtorno em crianças? Quais os tratamentos disponíveis? Esse é o tema da entrevista de hoje! Conversei com a Fonoaudióloga da Clínica CRIAD (Clínica de Desenvolvimento da Infância à Juventude) Nathália de Jesus Ferreira (CRFa 6-8635), que possui Especialização em Neuropsicologia, Pós-graduanda em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista e Aperfeiçoamento em ABA e Estratégias Naturalista.

Confiram e compartilhem com quem precisa!

CANAL INFANTIL – O que é autismo?

NATHÁLIA DE JESUS FERREIRA – Segundo o Manual Diagnóstico DSM-5, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos na comunicação e na interação social, além da presença de padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados (APA, 2013).

CANAL INFANTIL – Existem causas associadas ao autismo?

NATHÁLIA DE JESUS FERREIRA – No Transtorno do Espectro Autista (TEA), diversos fatores de risco podem favorecer o desenvolvimento dessas condições comportamentais, incluindo fatores genéticos e ambientais (TEIXEIRA, 2018).

CANAL INFANTIL – É possível identificar características do autismo em crianças a partir de qual idade?

NATHÁLIA DE JESUS FERREIRA – Para Gaiato (2019, p. 33), “apesar de podermos identificar antes dos dois anos de idade e reconhecer sinais até mesmo em bebês pequenos, poucas crianças com o TEA são identificadas antes dos três anos de idade”. Sendo assim, a partir do acompanhamento dos marcos de desenvolvimento infantil, diante da identificação de atrasos no desenvolvimento da criança e de sinais de risco para o autismo, é preciso iniciar uma investigação criteriosa e uma intervenção precoce nas dificuldades identificadas, mesmo que o diagnóstico ainda não esteja fechado.

CANAL INFANTIL – Quais são as características mais comuns do autismo?

NATHÁLIA DE JESUS FERREIRA – No autismo, as manifestações clínicas possuem expressividade variável e, geralmente, iniciam-se antes dos três anos de idade (PINTO et al., 2016). São observados prejuízos qualitativos da comunicação verbal e não verbal, da interatividade social e do ciclo de atividades e interesses (APA, 2013; PINTO et al., 2016).

CANAL INFANTIL – Quais os profissionais indicados para dar um diagnóstico de autismo?

NATHÁLIA DE JESUS FERREIRA – Os médicos mais indicados para o diagnóstico do TEA são o psiquiatra especialista em infância e adolescência e o neuropediatra (TEIXEIRA, 2018). Entretanto, é importante um olhar interdisciplinar para a formulação diagnóstica integrada, com avaliações e percepções complementares de outros profissionais, tais como o fonoaudiólogo, o psicólogo e o terapeuta ocupacional (MUSKAT et al., 2014).

CANAL INFANTIL – Quais as classificações do Transtorno do Espectro Autista?

NATHÁLIA DE JESUS FERREIRA – Conforme o grau de dependência e necessidade de suporte, o TEA pode ser classificado como leve, moderado ou severo (APA, 2013).

CANAL INFANTIL – Quais os principais tratamentos?

NATHÁLIA DE JESUS FERREIRA – Considerando-se as necessidades individuais do paciente com autismo, serão propostas estratégias terapêuticas. As intervenções conjuntas poderão englobar, sobretudo, a psicoeducação, o suporte e a orientação dos pais, terapias comportamentais baseadas em métodos eficazes, fonoaudiologia, terapia ocupacional (TEIXEIRA, 2018; GAIATO, 2019).

CANAL INFANTIL – É comum vermos crianças que, por apresentarem uma característica isolada, são diagnosticadas com TEA. E, tempos depois, os médicos falam que elas saíram do espectro. Existe isso ou essas crianças nunca foram autistas? Afinal, o autismo não tem cura, certo?

NATHÁLIA DE JESUS FERREIRA – De acordo com o DSM-5, para o diagnóstico de autismo, existem critérios que se apresentam como essenciais: déficits persistentes na comunicação e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (APA, 2013). Além disso, segundo o Manual DSM-5, é necessário que essas características estejam presentes desde o período precoce do desenvolvimento.

Ainda não existem curas relacionadas ao autismo. Entretanto, com o tratamento especializado, por meio de terapias comprovadas e, principalmente, com a identificação e intervenção precoce, podem ocorrer reduções consideráveis dos sintomas e, consequentemente, das características diagnósticas.

CANAL INFANTIL – Quais os riscos de um diagnóstico errado na vida da criança?

NATHÁLIA DE JESUS FERREIRA – Tendo em vista as importantes repercussões no contexto familiar e no direcionamento terapêutico, para todo e qualquer diagnóstico ou hipótese diagnóstica, é indispensável uma avaliação minuciosa e criteriosa.

A falta de informação ainda é uma barreira para a compreensão do TEA.

A Clínica CRIAD agradece a oportunidade de poder contribuir.

 

REFERÊNCIAS

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

GAIATO, Mayra. SOS Autismo: guia completo para entender o autismo. 2. ed. São Paulo: nVersos, 2019.

MUSKAT, Mauro et al. Neuropsicologia do autismo. In: FLUENTES, Daniel; MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandez; CONZENZA, Ramon Moreira (Orgs.). Neuropsicologia: teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. cap. 13, p. 183-191.

PINTO, RAYSSA N. M. et al. Autismo Infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 37, n. 3, p.1-9, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000300413&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 24 Jul. 2020.

TEIXEIRA, Gustavo. Manual do Autismo: guia dos pais para o tratamento. 5.ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.

Endereço: Av.do Contorno, 9636, sala 1503 – Barro Preto (próximo ao Hospital Felício Rocho)
Belo Horizonte – MG
Contatos: (31) 2526-3473 ou (31) 984929842

 

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial