Que momento diferente estamos vivendo com essa pandemia, não é mesmo? Para algumas pessoas tem sido bem difícil, para outras mais tranquilo… Enfim, cada pessoa reage de uma forma ao inesperado! Mas, todos nós devemos nos cuidar!

Trago para vocês uma reflexão da Psicóloga Jéssica Suzana. Vale muito a pena a leitura! Confiram!

Por Jéssica Suzana

Quem diria que poderia dedicar minha escrita para esse momento né?! Não imaginaríamos que tudo isso nos aconteceria, aliás, nada nessa vida sabemos. E lidar com aquilo que é incerto nos gera muito incômodo, ansiedade, sofrimento, medo, revolta e muito lamento. Nada disso que foi citado é errado, pelo contrário, faz parte de nossa humanidade. Então, não se culpe se esses sentimentos lhe sobrevêm, não se torture se acaso isso está sendo revelado para você. Se acolha!

Muitas vezes depreciamos o sofrer, esquecemos que o inevitável da vida passa pelas dores, mas não a queremos.  Evitamos a dor a todo custo: com remédios em excesso, negação de quem somos e do que sentimos, vícios exacerbados e assim vai. A “beleza” da dor está no superar, encontrar tesouros escondidos no mais profundo do nosso ser. Negar a dor é negar nossa humanidade, é preciso deixar que ela se revele tal como é: cheia de falhas e escuridão.

A ideia aqui não é te desanimar ou levar a você algo negativo, mas sim, elevar sua consciência de sua humanidade. E também não é reduzir o sofrimento de tantas pessoas que vivem na pele a dor. Todavia, anseio depositar minha confiança e esperança na fala de Brené Brown, Ph.D. em Serviço Social e pesquisadora sobre vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição. Onde nos ensina em seu Livro “A coragem de ser imperfeito” que: “Somente quando temos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobrimos o poder infinito de nossa própria luz”. Essa frase tem me acompanhado e desejo que ela seja sua companhia (se assim desejar), que sejamos corajosos para explorar o que evitamos, para assim extrair o melhor que há em nós.

Que a pandemia te revele coisas inimagináveis e que o sofrimento que vem com ela te ensine quatro coisas (leve isso para a vida):

  • Seja solidário com você e para quem está à sua volta;
  • Chore e lamente – lamentar faz parte, o problema é ter uma vida de lamentações. Sinta as dores de quem não conhece e lamente as perdas (sejam elas quais forem);
  • Aprenda com o silêncio – pare de correr atrás de respostas de forma desnorteada e saiba que o silêncio é a melodia do acolhimento;
  • A superação está disponível a nós – quando encontrar a sua, seja suporte para que outros encontrem também.

Se fez sentido essa leitura, retire o seu aprendizado, compartilhe e transforme o meio em que vive! Com afeto,

Jéssica Suzana / CRP 04/47222

Psicóloga que acredita no poder da escrita e no valor que pode agregar as pessoas.

Inspira e transforma vidas através da escuta.

Aprende todos os dias sobre: recomeços, criar possibilidades e ter conexões com sentido.

Venha conhecer “meu mundo”!

Instagram: @psicologa­_jessicasuzana

 

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial