Segundo dado publicado pela Rede Nacional de Dados em Saúde, atualizados em dezembro de 2021, cerca de 646 mil gestantes receberam a segunda dose das vacinas contra Covid, número muito baixo se levarmos em conta que a previsão era de vacinar três milhões de gestantes no País. Somente 21,6% delas estão imunizadas.
Já se sabe que gestantes e lactantes têm mais chances de desenvolver maiores complicações da doença. Segundo a Diretora-médica do Vida-Centro de Fertilidade, Dra. Maria Cecília Erthal, quando gestantes, as mulheres têm alterações hormonais que podem comprometer o sistema imunológico.
“A vacina tem um papel importantíssimo durante a gestação. O Coronavírus já mostrou que ele pode assumir uma gravidade maior na gestante por causa desse sistema imunológico que não é tão eficiente, principalmente no terceiro trimestre da gestação, onde o diafragma da mulher está empurrado para cima pelo bebê, que ocupa espaço no abdômen, e a área pulmonar da mulher está diminuída.  Aconselho firmemente que elas se vacinem”, explica a especialista.
A médica afirma que as gestantes têm medo de tomar a vacina principalmente pelas dúvidas que elas têm. “A partir do momento que elas são devidamente esclarecidas dos riscos que correm se infectadas pelo vírus durante a gestação, a maioria delas acaba aderindo e se vacinando”, ressalta a diretora-médica.
Para as gestantes que estão com a vacinação atrasada, podem se vacinar em qualquer período da gestação, não há um período da gravidez que represente um risco maior. Como houve no brasil o relato de um evento adverso do uso da AstraZeneca durante a gestação, as marcas que são recomendadas atualmente são a da Pfizer, a da Janssen e a da Coronavac, que não tem relato de nenhum efeito adverso nas gestantes.
A principal orientação para as grávidas é que continuem com todo o protocolo de evitar aglomerações, de continuar usando a máscara, sair de casa principalmente para as consultas médicas, exames que são necessários e toda a higienização recomendada, mesmo com a flexibilização.
Assessoria de Imprensa: Sallum Comunicação Estratégica