Para começar a semana, quero contar sobre um lindo projeto social – voltado para crianças, jovens e famílias – que atua na Cidade de Deus, comunidade do Rio de Janeiro. Por meio da assessoria de imprensa BriefCom Comunicação, conheci a ONG Nóiz, que tem o André Melo como fundador e presidente. E é claro que eu conversei com o André para conhecer um pouquinho mais sobre esse trabalho sensacional e que vem ajudando milhares de famílias.

Voltado para o acolhimento, a educação e a emancipação das crianças e jovens, “o projeto nasceu em 2018, numa comunidade dentro da Cidade de Deus, chamada Brejo. Um território extremamente vulnerável. Todas as casas eram barracos, não tinha saneamento básico e a falta de luz era uma marca do lugar. Aliás, faltava tudo”, conta André.

Porém, o objetivo do projeto não era simplesmente ajudar as pessoas com alimentos e roupas; ele buscava mais… “Apesar de faltar de tudo na comunidade, não estávamos lá para doar cestas, roupas ou qualquer item, que sabemos que é necessário. Mas não é nosso foco. Entendemos que a doação é apenas um paliativo, não faz as pessoas evoluírem. E o que aquelas pessoas precisam muito é de oportunidades”, destaca André.E para ajudar no crescimento de cada ser humano ali presente, a ONG Nóiz realiza um trabalho muito especial, como conta seu fundador: “Acreditamos que através da cultura, da educação, do esporte e da capacitação contribuiremos para a emancipação deles”.

Com tanto trabalho e determinação, a Nóiz vem crescendo a cada dia! “De uma sede tímida, ganhamos um prédio mais próximo à Cidade de Deus como um todo, mas continuamos próximo ao Brejo. Sendo assim, atendemos mais pessoas”, conta André.

O projeto social é dividido em áreas: educação, trabalho, comunicação, assistência social, psicologia… “Somos independentes de incentivos políticos ou religiosos. Seguimos assim, com muito trabalho. E hoje temos dois projetos de alfabetização, teatro, ballet, música, boxe, jiu-jitsu, dança contemporânea, um projeto de informática básica, um pré-vestibular social”, destaca o presidente da Nóiz.

Sabemos que não é fácil mudar uma realidade social, mas se cada um fizer um pouquinho, é possível sim mudar a história de vida de muitas pessoas. Por meio da educação, do acolhimento pode-se criar novos caminhos e dar esperança a tantos que estão à margem da sociedade…

“Acolher, Educar e Emancipar é nosso conceito, porque a gente acredita no potencial das pessoas, e não na origem delas”, finaliza André.

Para conhecer mais sobre a ONG Nóiz e ajudar o projeto, acesse o site: https://noizprojetosocial.org/

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial