Você fala sobre dinheiro com seus filhos? Você sabe o que é educação financeira e como exercê-la dentro de casa? Pois bem, esse é um assunto muito importante e que deve ser trabalhado desde a infância. Afinal, todos nós precisamos cuidar da nossa saúde financeira!
Conversei com a Anna Oliveira – Administradora de Empresas, Engenheira Civil e Mentora Financeira – que lançou um livro infantil sobre finanças: “Anninha e Seus Cofrinhos Mágicos”.

Anna Oliveira

Confiram a entrevista e vejam como ajudar seus filhos e sua família a terem uma vida financeira saudável e feliz!
CANAL INFANTIL – O que é educação financeira?
ANNA OLIVEIRA – Educação financeira é o processo pelo qual ensinamos as pessoas assuntos relacionados a dinheiro e orientamos sobre as formas de como fazê-lo, administrá-lo e multiplicá-lo.
CANAL INFANTIL – Como surgiu a educação financeira na sua vida?
ANNA OLIVEIRA – Eu tenho formação em Administração de Empresas e Engenharia civil e sempre trabalhei na área financeira, mas foi por meio de uma falência que despertei para os ensinamentos do mundo das finanças.
Passei cinco anos estudando assuntos correlacionados e regularizando minha situação.
Quando sai do fundo do poço, descobri que eu poderia ajudar outras pessoas com a minha experiência de vida, e de forma profissional, a prevenirem o endividamento, a se organizarem financeiramente e a planejarem o futuro.
Foi  quando descobri que existia o Coach Financeiro (tenho várias formações). Dentro dessa pegada, podemos ser Coachs, Consultores, Mentores ou Educadores.
O Coach é aquele que vai ajudar o seu coachee a descobrir, por ele mesmo e com ajuda das ferramentas, o caminho a percorrer até chegar ao seu objetivo.
O Consultor é mais para empresas e dá as soluções para problemas específicos.
Já o Mentor é aquele que pega seu Mentorado pela mão e diz o que ele tem que fazer para alcançar o seu objetivo.
Entendi que esse era o meu trabalho já que as pessoas que chegavam até mim não tinham a menor ideia do que tinham que fazer.
Portanto, hoje, sou Mentora Financeira.
O Educador é o professor de fato, como Gustavo Cerbasi que ensina com todas as técnicas e didáticas do meio acadêmico.
CANAL INFANTIL – Você acha importante os pais falarem sobre dinheiro com as crianças?
ANNA OLIVEIRA – Extremamente importante! Nosso país não tem essa cultura da educação financeira desde cedo, e quando as crianças vão crescendo, os pais as afastam das conversas alegando ser “assunto para adultos”. Daí começam os problemas!
Essa criança cresce, sem nenhuma orientação financeira, é bombardeada pelo consumismo e se torna mais um endividado.
Os pais têm que entender que, da mesma forma como se preocupam com a escola, escola de línguas, balé, judô, vida espiritual; Finanças também faz parte da vida do seu filho e faz parte da sua criação. Portanto, é melhor prevenir a remediar!
CANAL INFANTIL – E como surgiu a ideia de escrever um livro infantil sobre esse assunto?
ANNA OLIVEIRA – Todo adulto que chegava na minha frente para falar sobre sua situação dizia a mesma frase : “Anna, eu não tive educação financeira nem em casa, nem na escola”!
Ficou tão recorrente essa justificativa, que um dia me deu um estalo e me perguntei por que não escrever um livro infantil, como um trabalho preventivo, e introduzir Finanças Pessoais para os pequenos? Foi assim que surgiu a Anninha!
CANAL INFANTIL – Conte um pouquinho sobre o seu livro e a Anninha.
ANNA OLIVEIRA – Anninha é uma garota esperta que começou a dar trabalho de comportamento para os pais, em casa e na escola.
Como gostava muito de matemática e sempre prestava atenção na conversa dos pais quando falavam sobre o orçamento doméstico, eles tiveram a ideia de fazer um desafio para estimulá-la a se comportar melhor e começar a aprender a administrar seu dinheiro.
Deram a ela três cofrinhos e o desafio começou… Para saber o final da história, é só ler o livro!
CANAL INFANTIL – “Anninha e Seus Cofrinhos Mágicos” é para crianças de qual idade?
ANNA OLIVEIRA – Entre 7 e 9 anos, mas tem muito marmanjo apaixonado pela Anninha!
CANAL INFANTIL – Como o livro pode ajudar as crianças a entenderem melhor sobre o dinheiro? 
ANNA OLIVEIRA – O livro tem como objetivo fazer com que a criança tenha esse primeiro contato com o dinheiro.
Nessa faixa etária, a gente recomenda a semanada ao invés da mesada, para que ela não se perca com o dinheiro.
A partir da semanada, ela aprenderá que pode ter dinheiro para gastar com o que quiser, a poupar para algo mais caro e a doar (inclui a doação no livro para chamar a atenção dos pais sobre o egoísmo. Brasileiro é um povo muito solidário, mas enquanto ele não tem recursos. A partir do momento que ele tem, deixa de olhar para o próximo e isso é muito triste. Vale plantar a sementinha da empatia nos pequenos, também).
Eu adorei conhecer a Anninha e já comecei a trabalhar com os cofrinhos aqui em casa! Se você também quer conhecê-la é só ler o livro! Para quem quiser adquirir, este é o link: Https://pag.ae/7VBeG8TK