Estamos vivendo um período bem atípico e que não tem sido nada fácil! Com a pandemia instalada no mundo, muitos pais mudaram completamente a sua rotina habitual. E as crianças? estas sim foram afetadas em cheio! Mas, afinal, o que fazer agora? Como melhorar a vida em casa diante do isolamento social?

Hoje trago para vocês um texto da Letícia Guimarães Machado, que é Terapeuta Ocupacional, Especialista em Saúde da Criança e Mestre em Ciências da Reabilitação. Confiram!

Por Letícia Guimarães Machado

Como tem sido sua rotina em casa com seus filhos? Como tem feito para realizar todas as suas atividades e mais as das crianças? O comportamento do seu filho mudou desde o início desse isolamento social? O repertório de atividades e brincadeiras já esgotou? Então, aqui tem algumas dicas de como organizar melhor o seu dia, deixar as crianças mais tranquilas e qualificar o tempo de toda família.

ROTINA

Já faz alguns meses que estamos reorganizando e readaptando nossas obrigações e nosso tempo. É importante lembrar que não estamos de férias (apesar de parecer), e é interessante para nós adultos e também para as crianças manter algumas rotinas mesmo que de forma diferente ou reduzida, flexibilizando sempre.

– Manter atividades do cotidiano como banho, alimentação, brincar, tarefas escolares. Mas não precisa ser algo rígido, sempre no mesmo horário. Podem ser incluídas novas atividades dentro de uma rotina que já foi estabelecida.

– Manter uma previsibilidade de atividades: é legal manter alguns costumes da família como almoçar ou jantar todos juntos, dar o banho antes de dormir, manter a alimentação habitual. Isso traz tranquilidade para a criança, saber que as coisas de costume vão acontecer. Mas ajustes podem ser feitos de acordo com a necessidade de cada um.

TAREFAS ESCOLARES

A educação infantil também precisou se reorganizar para manter o ensino mesmo que a distância. Algumas escolas têm mandado atividades para serem realizadas pelas crianças junto aos pais, outras têm feito aulas virtuais com uma estrutura próxima ao que era no ambiente escolar.

– Separe um horário diariamente para realizar as tarefas escolares com seu filho.

– Perceba qual o período do dia a sua criança está mais alerta, bem disposta e tranquila, este é o melhor horário para requerer dela atenção e concentração para as tarefas.

– Organize o ambiente de forma a favorecer este momento: diminua estímulos externos (barulhos, outras pessoas, TV, música, etc); dê preferência para lugares mais neutros (sem brinquedos em volta); posicione a criança de forma confortável e funcional (evite fazer as atividades no sofá, em bancos na cozinha, etc), prefira sentar na cadeira com pés e costas apoiados e braços apoiados na mesa. Lembrando que pode não ser possível fazer dessa forma
todas vezes, e não é um problema.

– Se tiver mais de uma criança em idade escolar, reúna-as no momento das tarefas para otimizar o tempo e evitar que enquanto uma está estudando, a outra está brincando e sirva como um distrator.

BRINCAR

Você já tirou um tempo para observar seu filho brincando? Como ele brinca? Ele gosta de brinquedos e brincadeiras que exigem mais concentração ou mais movimentação? Ele prefere brincar sozinho ou sempre quer alguém do lado? Ele costuma cantar, conversar com bonecos, contar histórias cheias de imaginação? O brincar é um território inesgotável e qualquer objeto pode se tornar um brinquedo, depende de quem o conduz. Este período em casa pode trazer a oportunidade de refletir sobre a importância da presença no desenvolvimento das crianças e fazer dessa experiência, boas memórias para os filhos.

– Permita o brincar livre das crianças, deixe que elas escolham com o que querem brincar (claro que nada que traga algum risco). Não escolha para ela aquilo que vai mantê-la mais tempo envolvida, mas não necessariamente traga mais oportunidade de aprendizado (aparelhos eletrônicos diversos).

– Tire um tempo para lembrar o que você mais gostava de brincar quando era criança e tente reproduzir o seu ambiente familiar.

– Faça maratonas de brincadeiras nos diferentes ambientes da casa: hoje vamos brincar no quarto de cabana com lençol; outro dia de instrumentos musicais na cozinha utilizando utensílios domésticos que não ofereçam risco (vasilhas, panelas, colheres, copos de plástico, etc); circuito radical na sala com colchões, cadeiras, sofá dando cambalhotas, pulando no colchão, passando por baixo da cadeira, etc; pintar e desenhar (tintas a base água) nos
azulejos do banheiro e lavar tudo depois durante o banho.

– Invente histórias divertidas, faça fantoches improvisados com meias, peça a criança para completar partes da história de acordo com a sua imaginação.

– Aproveite o tempo para fazer receitas simples, envolver a criança em outras atividades da casa como guardar as suas roupas, arrumar o armário, lavar o chão da cozinha enquanto brincam de sabão.

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Este pode ser o momento mais desafiador para as crianças com deficiência e suas família pela quebra da rotina escolar e das terapias, mas não deixe de buscar apoio para manter a qualidade do tempo da sua criança em casa.

As dicas valem para TODAS as crianças, aproveite esse período para explorar o potencial máximo do seu filho no ambiente familiar. Algumas crianças podem ter mais dificuldade para se envolver nessas atividades e para se organizarem na nova rotina, então busque ajuda e orientação profissional para traçar um plano terapêutico individualizado para sua criança dentro das suas possibilidades e habilidades.

A Terapia Ocupacional tem por objetivo a autonomia e independência das crianças em todos os aspectos do seu desenvolvimento. A organização de rotina; adequação de atividades; modificações ambientais; e indicação de recursos e brinquedos apropriado são algumas das formas que este profissional atua junto as famílias com o foco no desenvolvimento infantil.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial