Você conhece as emoções do seu filho? Sabe o motivo do choro, do grito? Sabe quando ele está feliz, triste ou com raiva? E mais, o seu filho sabe dizer o que está realmente sentindo?

Esses são alguns questionamentos que nós, pais e mães, precisamos fazer. É muito importante que a criança saiba colocar para fora o que sente e que as pessoas ao seu redor a entenda. É muito comum vermos crianças chorando, gritando e logo pensamos que é uma simples birra. Será mesmo? O que está por trás desse comportamento? Talvez ela esteja com fome, com sono, irritada…

Para um melhor relacionamento entre pais e filhos, é fundamental o respeito às emoções da criança. E uma das formas de saber como o seu filho se sente é por meio da brincadeira! Sim, gente, brincar é tudo na vida de uma criança. É com o lúdico que a criança se desenvolve, aprende a se comunicar, desperta a imaginação e também fala de seus sentimentos.

Por isso, hoje trago alguns jogos muito interessantes, da ric Jogos, para trabalharmos com as crianças. Além de serem muito divertidos para brincar em família, os jogos também são ótimos para os consultórios de psicólogos, terapeutas, fonoaudiólogos, etc.

QUEBRA-CABEÇA DAS EMOÇÕES

Para começar, quero falar do jogo “Quebra-cabeça das Emoções”. São três quebra-cabeças que representam seis emoções diferentes: raiva, amor, medo, nojo, alegria e tristeza. Um brinquedo simples que pode revelar muito sobre a criança.

Um detalhe que adorei é que as peças são de EVA e firmes para encaixar. Além disso, a criança pode montar o quebra-cabeça e colorir as imagens, explicando assim como se sente em cada situação.

Além do quebra-cabeça, a ric Jogos também tem, na coleção Aprendendo e Pintando – Emoções, dominó e carinha de montar.

QUAL É A EMOÇÃO?

Outro jogo que eu amei foi o “Qual é a emoção”! Com dois quadros e quatro rostos (2 de meninas e 2 de meninos) mais 26 peças (nariz, boca, olhos, lágrimas…), as crianças conseguem demonstrar seus sentimentos.

Este é um jogo no qual a criança terá que montar um rosto e reconhecer a emoção. As peças são destacáveis e, ao serem levemente pressionadas, aderem ao cartão. Muito fácil de usar e guardar! Para aumentar a vida útil das peças é aconselhável que sejam manuseadas em um local livre de pó e recolocadas na cartela após o uso.

Esses são brinquedos que podem ser usados para conversar e mostrar para as crianças o que significa cada sentimento que temos. E também dizer que cada dia da nossa vida emoções diferentes se apresentam. Você pode estar feliz, de repente se sentir triste, ter nojo… E isso não é ruim! É muito normal!

Eu adoro esses brinquedos que possuem várias formar de brincar! Aqui em casa, uso para mostrar os sentimentos para o Matheus, para fazer com que ele me fale o que está sentindo, para que ele diferencie raiva de cansaço, por exemplo. São muitas possibilidades! Eu amei e tenho me divertido muito!

Vale a pena conhecer!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial