Todo mundo sabe que educar um filho não é nada fácil! Cada criança é única e como os pais lidam com as situações também é diferente em cada casa. Além disso, temos como referência a forma como nossos pais nos educaram. Mas será essa a melhor maneira? Existe alguma outra forma de se educar?

No texto de hoje, a Psicóloga e Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association, Lucinda Mendonça, conta um pouco sobre como funciona a Disciplina Positiva na educação das crianças.

Confiram!

 

Por Lucinda Mendonça

Você conhece uma forma de educar sem ser através da punição ou da permissividade?

Para quem nunca ouviu falar, há uma abordagem chamada Disciplina Positiva que é exatamente o equilíbrio da educação.

O objetivo da disciplina positiva é educar com gentileza e firmeza. Muitas pessoas acham que nessa abordagem as crianças são reis e rainhas e que ninguém tem o controle sobre elas.

Mas, muito pelo contrário, a disciplina positiva preza pelo desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais da criança. Ela permite que a criança aprenda com seus erros, achando boas soluções para que esse erro não se repita.

A disciplina positiva preza pelo respeito mútuo, ou seja, a criança deve ser respeitada assim como ela deve respeitar os outros.

O foco da disciplina positiva não é o erro nem o problema, mas sim a solução deles. Por isso não há berros nem castigos, pois a criança não fica feliz ao errar, ou ao se comportar mal. Isso já é muito dolorido, então qual seria o objetivo de fazê-la se sentir ainda pior?

Jane Nelsen, maior autora da Disciplina Positiva, diz a seguinte frase “DE ONDE TIRAMOS A IDEIA ABSURDA DE QUE PARA MOTIVARMOS UMA CRIANÇA A AGIR MELHOR, PRIMEIRO PRECISAMOS FAZÊ-LA SENTIR-SE PIOR?”.

Quando berramos, punimos ou deixamos nossos filhos fazer de tudo, eles se sentem abandonados, inseguros, com medo, tristes, etc. E ao invés de aprender com o erro, eles passam a ter raiva do castigo e se tornam revoltados e vingativos.

Com a disciplina positiva a criança se sente amada, respeitada, segura, encorajada, alegre e tem uma maior vontade de ser cooperativa.

Ao gritar com seu filho, ele com certeza parará de agir mal imediatamente, mas fará isso por medo e não porque entendeu que o que ele está fazendo não é legal ou seguro.

Na disciplina positiva existem mais de 50 ferramentas que auxiliam os pais a lidarem com maus comportamentos e a encorajar seus filhos a serem pessoas com habilidades sociais e emocionais muito bem desenvolvidas.

Quer saber mais sobre a disciplina positiva? Hoje temos alguns livros já traduzidos, vários profissionais certificados que dão palestras, cursos e workshops além de alguns blogs que falam sobre o assunto.

E para quem é de Belo Horizonte, a Psicóloga Lucinda Mendonça está promovendo um workshop sobre disciplina positiva, que acontecerá no próximo dia 25. Vale a pena conferir! Será um momento de muito aprendizado!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial