Hoje é o Dia Mundial das Doenças Raras e é claro que eu não posso deixar de falar sobre a importância de divulgarmos todos os tipos de síndromes e doenças! É preciso que as pessoas conheçam e respeitem as diferenças; afinal, somos todos diferentes, não é mesmo?!

E para comemorar essa data tão especial, quero falar de um livro lindo, da Editora Sinopsys, que acabei de ler: “O diário das minhas mãozinhas”. Fiquei encantada com a doçura da história e da autora!

Escrito por Roberta Menda Costa, uma garotinha de apenas sete anos, o livro fala sobre a importância do respeito às diferenças, da inclusão e da aceitação do outro como ele é. Contando a sua própria história, a autora consegue encantar a todos e mostrar que a empatia é fundamental na vida do ser humano!

Roberta nasceu com Brida Amniótica, uma síndrome que altera o formato das mãos. Sendo assim, suas mãos são um pouquinho diferentes, mas isso não impede Roberta de fazer nada. E é isso que ela mostra em seu livro!

A garota conta que muitas vezes se sentiu triste ao receber críticas e comentários sobre suas mãos. No entanto, o apoio da família e dos amigos fez com que ela se sentisse cada vez mais amada e feliz!

Com uma linguagem bem leve e objetiva, Roberta consegue mostrar muito em seu livro! Ela explica a síndrome, conta um pouco sobre sua vida e sua família, traz depoimentos de pessoas queridas e ainda nos leva à reflexão por meio de perguntas ao final do livro. Eu realmente fiquei encantada com “O diário das minhas mãozinhas”!

Um detalhe que me chamou a atenção foi a diagramação do livro! É muito bacana e torna a leitura ainda mais gostosa! As ilustrações do Rodrigo Nunes são um charme a parte!

Bem, eu amei a leitura deste livro e indico para todas as famílias! Acredito que é uma forma de mostrar a importância do respeito, da empatia… E ainda trazer a inclusão para dentro de nossas casas. Precisamos ensinar aos nossos filhos sobre as diferenças! Afinal, todos somos diferentes e é isso que nos torna tão especiais!

Sobre a autora

Roberta Menda da Costa – Podem me chamar de Beta Menda. Sou estudante do ensino fundamental e escritora. Nasci com brida amniótica, que alterou a formação dos meus dedos das mãos. Esta é a minha história. Espero com ela poder ajudar outras pessoas que nasceram com alguma diferença a superar as dificuldades do dia a dia. Desejo que escolham ser feliz, como eu sou.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial