Quem mais ama livros? E ler com os filhos? É bom demais, não é mesmo?! E para falar sobre a importância da leitura na vida das crianças, fiz uma entrevista muito especial com a Marcela Rios e seus filhos Miguel e Maria Geovanna.

Para quem não se lembra, já entrevistei a Marcela em 2019. Vale a pena ler (ou reler) a matéria clicando aqui! Ela é pedagoga, especialista em literatura infantojuvenil e responsável pelo blog Brincando e Contando.

Confiram a entrevista e se encantem pela leitura em família!

CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura na infância?

MARCELA RIOS – Assim como o brincar, a leitura é também um aspecto muito importante para o desenvolvimento da criança. A leitura presente na infância estimula para um mundo da imaginação onde a criança pode projetar suas inquietações interiores, iniciar sua compreensão de mundo e de si mesma. Além disso, a leitura na infância fortalece os laço afetivos com a família, promovendo o diálogo e a confiança.

CANAL INFANTIL – Como você e seu marido incentivam a leitura dentro de casa?

MARCELA RIOS – Mantemos uma rotina de leitura. Estamos sempre lendo em casa e acredito que o exemplo é muito forte quando se trata desse incentivo. Montamos uma biblioteca e sempre seduzimos e encantamos para ler com as crianças, pois mais do que ter livros espalhados pela casa, a forma como o convite à leitura é feito é o que faz a diferença. Geralmente lemos antes de dormir, mas quando quero ler com eles ou eles conosco a escolha do livros se torna um prazer independente do horário. Deixar um desafio no ar como perguntas sobre a capa ou o enredo deixam as crianças bem interessadas e o momento de ler juntos passa a ser um a troca maravilhosa.

CANAL INFANTIL – E conta pra gente, quem lê mais: o Miguel ou a Geovanna?

MARCELA RIOS – Por aqui temos fases bem diferentes de leitores. Temos a leitura com Miguel (6 anos) e com Geovanna ( 13 anos). Ele está na fase de querer saber todas as histórias e se interessa pelos diversos temas. Geovanna já escolhe com mais autonomia o gênero que quer ler, por isso digo que ela lê um pouco menos que ele, não por interesse inferior mas devido ao caminho de leitura que ela escolheu. Também depende muito do ritmo de leitura de cada leitor.

CANAL INFANTIL – Qual a mensagem você deixa para os papais e mamães?

MARCELA RIOS – Leiam com seus filhos. Comecem no momento do agora. Encham-se de histórias e das sensações que elas nos causam para compartilhar com suas crianças. No começo pode não ser tão fácil, é um processo de construção de hábito, de rotina e de encantamento. Montem juntos um cantinho de leitura e conversem sobre as histórias antes, durante e depois. Desejo lindos momentos para as famílias onde o livro é o objeto que une!

CANAL INFANTIL – Não poderia deixar de entrevistar os “pequenos” leitores dessa família: a Maria Geovanna e o Miguel. Por que os livros são importantes para vocês?

MARIA GEOVANNA – Além de trazer a imaginação e a facilidade para escrever, com os livros eu posso visitar e explorar lugares exóticos e entender a vida de outras pessoas.

MIGUEL – Porque os livros são muito divertidos.

CANAL INFANTIL – Como é a vida de vocês com os livros? Existe uma rotina de leitura?

MARIA GEOVANNA – A vida com os livros é uma maneira muito boa de conhecer várias histórias. Normalmente eu leio à noite, fico mais à vontade. Também vou muito pelo clima (risos), tempo nublado ou chovendo só dá vontade de ler.

MIGUEL – Eu gosto muito de ler antes de dormir. Com os livro a gente pode rir bastante.

CANAL INFANTIL – Vocês gostam de ler sozinhos ou em família?

MARIA GEOVANNA – Eu gosto de ambos. Mas agora tenho preferência em ler sozinha.

MIGUEL –  Gosto de ler com a minha família.

CANAL INFANTIL – E qual mensagem vocês querem deixar para outras crianças?

MARIA GEOVANNA – Leiam. Além de vocês poderem viajar o mundo e até planetas e lugares jamais vistos, isso vai ajudar e muito lá no futuro.

MIGUEL – Crianças, leiam muitos livros!

 

Eu amei conhecer um pouquinho mais sobre essa família de leitores! Leiam para seus filhos e curtam os momentos juntos!