Você já percebeu como a vida passa rápido? Um dia nossos filhos são bebês, no outro já se tornaram crianças e, em poucos anos, adolescentes. E, com tantas mudanças, surgem várias dúvidas e medos, tanto para nós, pais, quanto para nossos filhos.

No artigo de hoje, a Psicóloga e Educadora Parental, certificada pela Positive Discipline Association, Lucinda Mendonça, fala sobre a importante Fase do Rubicão, que acontece quando a criança está a caminho da adolescência. Confira e saiba como ajudar o seu filho nessa transição.

Por Lucinda Mendonça

Muitos pais se preocupam como vai ser a adolescência de seus filhos e acabam deixando de lado a fase que a precede. E esse período dos 9 aos 11 anos é repleto de medos, inseguranças e dúvidas. A antroposofia chama essa fase de Rubicão, por causa da fala do imperador Júlio César que violou a lei Romana que proibia qualquer exército de atravessar o Rio Rubicão. Ao iniciar a travessia Júlio César disse “A sorte está lançada”.

É exatamente assim que nossos filhos começam a se sentir por volta dos 9 anos. Eles já não são mais bebês, já passam a perder o interesse por algumas brincadeiras da infância, começam a se preocupar com algumas questões dos adultos e adolescentes, mas ainda não têm a maturidade nem o interesse de um adolescente e muito menos de um adulto. Então, imagina o turbilhão de sentimentos que ficam plainando na cabecinha desses pré-adolescentes! Eles sabem que estão em um caminho que não tem mais volta!

Eles percebem, ainda mais, que são seres independentes dos pais e isso os assusta. Muitos desenvolvem o medo dos pais morrerem e por isso passam a ter dificuldade em ficar longe deles. Aliás, várias situações que antes eram rotineiras passam a ter um peso imenso. Como por exemplo: dormir sozinho ou na casa de amigos, ficar muito tempo sem os pais e ficar no escuro. Também tendem a chorar com mais frequência, parece que nada está bom!

Há também o lado em que eles passam a ser mais críticos, principalmente com os pais! Nós, pais, passamos a não saber mais escolher roupas nem para eles nem para nós, quase tudo que fazemos é alvo de uma crítica. Portanto, é um período que exige muita paciência, respeito e acolhimento por parte dos pais! Ao mesmo tempo que eles te querem grudado neles, eles já te
pedem para dar licença. O diálogo nesse momento é essencial, permitir que seu filho se expresse e acolher os sentimentos que ele lhe trouxer é fundamental para que essa fase seja um pouco menos dolorida para todos. Frases do tipo: “você já é grande para ter esse medo”, “deixa de bobeira” e “isso não é nada”, devem ser banidas das bocas dos pais, pois o sofrimento e os medos dos seus filhos são reais, não é frescura! E por isso merece atenção!

O Rubicão é uma fase desafiadora, mas ao mesmo tempo linda! Poder observar o desenvolvimento, as descobertas e as saídas que nossos filhos encontram é fantástico. O segredo desse período é aprender a respeitar o tempo deles! É saber estar presente quando solicitado e ao mesmo tempo dar o espaço necessário para eles se descobrirem e se desenvolverem!