Outro dia falei sobre um livro que me encantou muito: “Viagem ao consultório do dentista“, da Editora InVerso. Gostei tanto, que abri uma caixinha de perguntas e a Dra. Bianca Fiorentin Moura (@biancaecelsomouraodonto) dentista e autora do livro, respondeu para nós! Confiram!
Como a literatura pode auxiliar pais e facilitar hábito da higiene bucal das crianças?
A história infantil tem papel de fundamental importância no desenvolvimento intelectual e emocional das crianças. Se a criança pode aprender, por meio de histórias, em que ela identifica e reconhece sentimentos e pensamentos que ajudam ou atrapalham sua relação consigo mesmo e com os outros, ela aprende a conviver com naturalidade enfrentando os fortes elementos do seu próprio inconsciente. Assim, oferecer melhores condições para a criança crescer e amadurecer por meio da narrativa e da reflexão das histórias, torna-se fundamental.
Como explicar para o filho sobre a importância de escovar os dentes várias vezes ao dia?
Essa proposta deveria ser um trabalho sistematizado e permanente não só dos pais, mas também dos professores, orientadores, avós, construindo o hábito e desenvolvendo uma intimidade da criança com seus próprios cuidados corporais.
Como criar o hábito de usar o fio dental? Meu filho não deixa usar.
A criança  copia muito o que ela visualiza, então, os responsáveis podem estimular o uso do fio dental através do seu próprio exemplo. Se mesmo assim houver uma dificuldade do uso, recorrer às alternativas lúdicas sempre será um bom caminho.
Você acha que fazer uma visita ao dentista só para conhecer pode ajudar a criança a perder o medo?
Não só acho como escrevi um livro justamente pensando em ajudar os responsáveis e crianças para esse momento. A falta de um preparo psicológico dessa criança frente ao atendimento odontológico tende a causar falhas na eficiência do tratamento e impossibilita que este acabe bem sucedido. Algumas crianças crescem ouvindo pais relatarem sobre seu desagrado em relação ao tratamento ou observando-os reagir com medo às suas experiências odontológicas, outras adquirem certo tipo de informação assim como aprendem uma maneira de reagir emocionalmente a essas situações. Esse processo de aprendizagem de natureza emocional parece ser particularmente forte quando conhecemos ou gostamos da pessoa que estamos observando. O condicionamento, seja ele pela consulta “só para conhecer” ou pelo nosso livro, vem justamente para ajudar nesse preparo psicológico da criança previamente à consulta odontológica, tornando-a mais especial e agradável.
Quando ir ao dentista pela primeira vez?
A primeira consulta pode iniciar quando a criança encontra-se ainda na barriga; esse é o momento em que a mãe se encontra mais receptível para receber todas as informações referente aos hábitos bucais, chupeta e mamadeira, higienização, amamentação. Porém todos os demais momentos terão sua importância e não menos valor, principalmente quando pensado de forma preventiva.
Quantas vezes por ano devo fazer limpeza de dentes no meu filho?
Cada criança é única, assim como sua dieta, higienização, formação familiar, rotina, hábitos e hereditariedade. Convencionalmente, costuma-se responder a cada 6 meses (2 vezes ao ano), mas individualmente, levando em consideração o colocado acima, os retornos podem variar em menos ou mais tempo entre as consultas.